PET Biblioterapia promove acolhimento e bem-estar emocional por meio da leitura no CPAN

Postado por: Ronny Machado De Moraes

PET Biblioterapia promove acolhimento e bem-estar emocional por meio da leitura no CPAN

O Grupo PET Interdisciplinar Pedagogia e Psicologia – Conexões, do Campus do Pantanal da UFMS (CPAN), está com inscrições abertas para a nova edição do projeto de extensão PET Biblioterapia, uma iniciativa que busca integrar leitura, acolhimento emocional e reflexão no ambiente universitário. As inscrições podem ser feitas pelo link: clique aqui para se inscrever.
Desenvolvido em parceria com o Serviço de Psicologia e Acessibilidade Pedagógica do CPAN, o projeto utiliza a biblioterapia como recurso terapêutico para estimular o autoconhecimento, o pensamento crítico e o fortalecimento emocional entre jovens e adultos do ensino superior em Corumbá-MS.
Diante dos desafios enfrentados no cotidiano acadêmico — como pressões por desempenho, sobrecarga de atividades e inseguranças emocionais —, o PET Biblioterapia propõe um espaço seguro de escuta e diálogo. Por meio de rodas de conversa e oficinas quinzenais, estudantes de diferentes cursos poderão compartilhar experiências e emoções a partir de textos literários e filosóficos cuidadosamente selecionados.
A biblioterapia tem se mostrado uma ferramenta complementar valiosa à psicoterapia, oferecendo caminhos para o desenvolvimento da resiliência emocional, melhora na socialização e redução dos níveis de estresse. Ao articular leitura e saúde mental, o projeto contribui para a permanência e o bem-estar dos estudantes no ensino superior.
O projeto, que tem duração de 140 horas, conta com a atuação de 10 petianos na organização, condução e divulgação das atividades. Está sob a coordenação das petianas Evelyn Morales Torres Alba, Mary Emanole do Nascimento Messias, Lynda Letycia Munhões Duarte e do petiano Matheus Fuentes Gonçalves, com o apoio técnico da Psicóloga do CPAN e orientação do professor Ronny Machado de Moraes, do curso de Psicologia da UFMS/CPAN.
A iniciativa também prioriza a acessibilidade e inclusão, buscando atender estudantes com diferentes demandas acadêmicas e pessoais.
Mais do que um espaço de leitura, o PET Biblioterapia é uma proposta de cuidado, acolhimento e fortalecimento da comunidade universitária. Uma oportunidade de reencontro consigo mesmo — pelas páginas de um livro.