[Atualizado] PESQUISA TOP OF MIND PRÊMIO MÉRITO EMPRESARIAL
Downloads fotos e informação do TOP Of MIND 2012
REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL E ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE CORUMBÁ
COORDENAÇÃO: Prof. Roberto Domingues Galeano
DATA: dia 24 de JANEIRO (quinta feira), a partir das 20horas.
LOCAL: AUDITÓRIO DR. SALOMÃO BARUKI/CPAN.
Top of Mind é um termo em inglês utilizado na área de marketing empresarial como uma maneira de qualificar as marcas que são mais populares na mente (mind em inglês) dos consumidores.
A marca confere ao produto a sua memória, a sua identidade e a sua credibilidade, cujas funções estão ligadas aos aspectos psicológicos do consumidor devido aos valores materiais e imateriais que maximizam sua atratividade. O produto fala através da marca.
A força de uma marca é determinada por sua capacidade de residir na memória do consumidor, bem como sua imagem e identidade, que, juntas, constroem uma percepção na mente das pessoas.
O objetivo do Top of Mind não é descobrir as marcas mais consumidas, e sim as marcas mais lembradas pela população de Corumbá. Ou seja, as marcas com forte presença na mente dos consumidores.
Trata-se de uma pesquisa de marketing básica que tem a curiosidade intelectual como principal motivação e a compreensão como principal objetivo, desenvolvida por acadêmicos do curso de Administração/CPAN, visando ampliar, desenvolver ou aprofundar seus conhecimentos de pesquisa e marketing.
O método empregado foi o quantitativo por meio de entrevistas pessoais com base em um questionário estruturado contemplando questões de lembranças de marcas de 31 categorias de produtos e serviços oferecidos em Corumbá.
Os entrevistados foram abordados em suas residências e solicitados a responder a pergunta “Quando eu falo em (segmento) qual o nome que lhe vem em primeiro lugar à cabeça?” que revela o Top do Top of Mind de todos os segmentos. A pesquisa leva em conta a espontaneidade das respostas dos entrevistados, ou seja, o respondente não é estimulado com opções de respostas.
O conjunto de pessoas com 16 anos ou mais residentes e domiciliadas em Corumbá foi tomado como universo da pesquisa.
Para atingir os objetivos propostos pelo estudo, foram realizadas entrevistas com uma amostra de 564 pessoas residentes e domiciliadas nos bairros Aeroporto/Dom Bosco, Universitário/Maria Leite, Popular Nova/Popular Velha, Nova Corumbá/Conjuntos e Centro da cidade de Corumbá. Os respondentes foram selecionados por meio de critério probabilístico garantindo a todos os elementos do universo chances iguais de serem selecionados para a pesquisa. A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de +/- 4%, para mais ou para menos dentro de um intervalo de confiança de 95%.
Pelo quarto ano consecutivo, este trabalho é realizado em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá/ACIC.
Seus resultados trouxeram como conseqüência a realização do prêmio “MÉRITO EMPRESARIAL”, onde, as empresas que se destacam, na opinião dos consumidores, recebem um troféu e um certificado, como reconhecimento da força de sua marca, no período. A premiação, criada em 2009 numa parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, se mostra cada vez mais forte e mais importante para o setor empresarial da cidade. Afinal, que empresa não quer ter a sua marca como a mais reconhecida pelos consumidores dentro do seu segmento de mercado?
ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA
Na atual pesquisa Top of Mind, realizada pelo curso de Administração do Campus do Pantanal/UFMS em parceria com a ACIC, nos dias 15 e 16 de novembro em Corumbá, a TV MORENA/GLOBO, pelo quarto ano consecutivo, obteve o maior índice de lembrança pelos consumidores.
A pesquisa foi realizada para conferir quais são as marcas líderes na lembrança dos consumidores corumbaenses cujos vencedores emergem da pergunta: “Quando eu falo em (citar o segmento) qual nome lhe vem em primeiro lugar à cabeça?”, – incluída na amostra da pesquisa Top of Mind.
As marcas com maiores índices de lembranças foram a TV MORENA/GLOBO, com 84%, melhorando o seu índice em 2%, comparativamente ao ano passado, a seguir vem a COPAGAZ, com índice de 64% das citações em seu segmento. Após as duas campeãs aparecem a loja de material de construções WANDERSON, com 59%, a livraria e papelaria SANTO ONOFRE, com 55%, o supermercado PANOFF, com 53% e a pizzaria FIORELLA, com 52%. A VALE venceu no Top Meio Ambiente e no Top Responsabilidade Social.
Fatores como pioneirismo, tradição, exposição constante na mídia, participação em eventos, estratégias de marketing, investimentos na comunicação da marca, bom atendimento, produtos de qualidades, valorização que dispensam ao cliente, imagem responsável e ética, podem contribuir com a valorização e consolidação da marca perante o consumidor final, porque atrás de uma marca tem valores.
EMPRESAS QUE SE DESTACARAM COM MAIOR INDICE, POR SEGMENTO, NA EDIÇÃO 2012, NO TOP OF MIND
FARMÁCIAS E DROGARIAS SANTO ANTONIO
SÃO BENTO
|
LOJAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO WANDERSON
MADESUL |
AGÊNCIAS BANCÁRIAS PÚBLICAS BANCO DO BRASIL
CAIXA ECONÔMICA |
AGÊNCIAS BANCÁRIAS PARTICULARES BRADESCO
BANCO ITAÚ |
ACADEMIA DE GINÁSTICA STYLLUS | AGÊNCIA DE TURISMO PANTUR |
VIDRAÇARIA VIDROBOX | DISTRIBUIDORA DE GÁSCOPAGAZ |
LOJA DE AUTO PEÇAS CAIUÁ
CENTRAL |
CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS J. JARDIM
ASEMOTORS |
POSTOS DE COMBUSTÍVEIS PAULISTA
POSTO 10 |
LOJA DE TINTAS NOSSA SRA. APARECIDA
SANTANA TINTAS |
LIVRARIA E PAPELARIA SANTO ONOFRE
MONALISA |
COLÉGIO PARTICULAR SANTA TEREZA
TENIR OBJETIVO |
CLÍNICA MÉDICA PRONTOMED
SAMEC |
ÓTICA E RELOJOARIA CAMPOS
LINCOLN PHILBOIS |
PANIFICADORA ITALIANA
A PREFERIDA BUENOS AIRES |
SORVETERIA SCORPIOS
CRISTAL |
RESTAURANTE GAÚCHO
MIGUÉIS |
PIZZARIA FIORELLA
|
SALÃO DE BELEZA MITIKO
|
CONVENIÊNCIA BIAVA
PIT STOP |
SUPERMERCADOS PANOFF
ATACADO FERNANDES |
LOJAS DE ELETRODOMÉSTICOS ROMERA
GAZIN |
OPERADORA DE TELEFONIA VIVO
|
LOJA DE ROUPAS TECELAGEM AVENIDA
|
TELEVISÃO TV MORENA/GLOBO
|
EMISSORA DE RÁDIO DIFUSORA
TRANSAMÉRICA BAND FM |
JORNAL DIARIO
CORREIO DO ESTADO |
SITES DE NOTÍCIAS E EVENTOS DIARIONLINE
|
TOP MEIO AMBIENTE VALE
|
RESPONSABILIDADE SOCIAL VALE
|