[Atualizado] PESQUISA TOP OF MIND PRÊMIO MÉRITO EMPRESARIAL

Postado por:

Downloads fotos e informação do TOP Of MIND 2012

REALIZAÇÃO:  UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL   E ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE CORUMBÁ

COORDENAÇÃO: Prof. Roberto Domingues Galeano

DATA: dia 24 de JANEIRO (quinta feira),   a partir das 20horas.

LOCAL: AUDITÓRIO DR. SALOMÃO BARUKI/CPAN.

Top of Mind é um termo em inglês utilizado na área de marketing empresarial como uma maneira de qualificar as marcas que são mais populares na mente (mind em inglês) dos consumidores.

A marca confere ao produto a sua memória, a sua identidade e a sua credibilidade, cujas funções estão ligadas aos aspectos psicológicos do consumidor devido aos valores materiais e imateriais que maximizam sua atratividade. O produto fala através da marca.

A força de uma marca é determinada por sua capacidade de residir na memória do consumidor, bem como sua imagem e identidade, que, juntas, constroem uma percepção na mente das pessoas.

O objetivo do Top of Mind não é descobrir as marcas mais consumidas, e sim as marcas mais lembradas pela população de Corumbá. Ou seja, as marcas com forte presença na mente dos consumidores.

Trata-se de uma pesquisa de marketing básica que tem a curiosidade intelectual como principal motivação e a compreensão como principal objetivo, desenvolvida por acadêmicos do curso de Administração/CPAN, visando ampliar, desenvolver ou aprofundar seus conhecimentos de pesquisa e marketing.

O método empregado foi o quantitativo por meio de entrevistas pessoais com base em um questionário estruturado contemplando questões de lembranças de marcas de 31 categorias de produtos e serviços oferecidos em Corumbá.

Os entrevistados foram abordados em suas residências e solicitados a responder a pergunta “Quando eu falo em (segmento) qual o nome  que lhe vem em primeiro lugar à cabeça?” que revela o Top do Top of Mind de todos os segmentos. A pesquisa leva em conta  a espontaneidade das respostas dos entrevistados, ou seja, o respondente não é estimulado com opções de respostas.

O conjunto de pessoas com 16 anos ou mais residentes e domiciliadas em Corumbá foi tomado como universo da pesquisa.

Para atingir os objetivos propostos pelo estudo, foram realizadas entrevistas com uma amostra de 564 pessoas residentes e domiciliadas nos bairros Aeroporto/Dom Bosco, Universitário/Maria Leite, Popular Nova/Popular Velha, Nova Corumbá/Conjuntos e Centro da cidade de Corumbá. Os respondentes foram selecionados por meio de critério probabilístico garantindo a todos os elementos do universo chances iguais de serem selecionados para a pesquisa. A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de  +/- 4%, para mais ou para menos dentro de um intervalo de confiança de 95%.

Pelo quarto ano consecutivo, este trabalho é realizado  em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá/ACIC.

Seus resultados trouxeram como conseqüência a realização do prêmio “MÉRITO EMPRESARIAL”, onde, as empresas que se destacam, na opinião dos consumidores, recebem um troféu e um certificado, como reconhecimento da força de sua marca, no período. A premiação, criada em 2009 numa parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, se mostra cada vez mais forte e mais importante para o setor empresarial da cidade. Afinal, que empresa não quer ter a sua marca como a mais reconhecida pelos consumidores dentro do seu segmento de mercado?

ANÁLISE   DOS RESULTADOS  DA  PESQUISA

Na atual pesquisa Top of Mind,  realizada pelo curso de Administração do Campus do Pantanal/UFMS em parceria com a ACIC,  nos dias 15 e 16 de novembro em Corumbá,  a TV MORENA/GLOBO,  pelo quarto ano consecutivo, obteve o maior índice de lembrança pelos consumidores.

A pesquisa foi realizada para conferir quais são as marcas líderes na lembrança dos consumidores corumbaenses cujos vencedores emergem da pergunta: “Quando eu falo em (citar o segmento) qual  nome  lhe vem em primeiro lugar à  cabeça?”,  –  incluída na amostra da pesquisa Top of Mind.

As marcas com maiores índices de lembranças foram  a TV MORENA/GLOBO, com 84%, melhorando o seu índice  em 2%, comparativamente ao ano passado, a seguir vem a COPAGAZ, com índice de 64% das citações  em seu  segmento. Após  as duas campeãs aparecem a loja de material de construções WANDERSON, com 59%,  a livraria e papelaria SANTO ONOFRE, com  55%, o supermercado PANOFF, com 53% e a pizzaria FIORELLA, com 52%. A VALE venceu no Top Meio Ambiente e no Top Responsabilidade Social.

Fatores como pioneirismo, tradição, exposição constante na mídia, participação em eventos, estratégias de marketing, investimentos na comunicação da marca, bom atendimento, produtos de qualidades, valorização que dispensam ao cliente,  imagem responsável e ética, podem contribuir com a valorização e consolidação da marca perante o consumidor final, porque atrás de uma marca tem valores.

EMPRESAS QUE SE DESTACARAM COM MAIOR INDICE, POR SEGMENTO, NA EDIÇÃO 2012, NO TOP OF MIND

FARMÁCIAS E  DROGARIAS   SANTO ANTONIO

SÃO BENTO