Procedimentos para Assinatura de Termos de Estágio

Postado por: secdir cpan

Todo estágio, seja ele obrigatório ou não obrigatório, utilizando-se de modelo de termo da UFMS ou de modelo externo (da concedente), deve ser formalizado pelo estudante por meio do portal de estágio da UFMS (https://estagio.ufms.br/termo/), pois ficará registrado em sistema a aprovação ou rejeição do termo pela COE do Curso, atendendo ao que dita a Resolução 107 COEG-UFMS. Isso implica diretamente no levantamento de dados de estágios da UFMS, pois se o Termo (modelo externo) não é registrado no sistema, acabamos gerando informações defasadas à Administração e ao Ministério da Educação. O fato do estudante lançar as informações no portal não gerará dois termos: ou usa-se o modelo externo (da concedente) ou usa-se o modelo da UFMS.

A inserção das informações no portal de estágio servem para que, principalmente, no caso de modelo externo de estágio não-obrigatório, a COE analise se os requisitos legais dessa modalidade de estágio estão sendo cumpridos, em especial no que diz respeito ao pagamento de bolsa ou outra forma de contraprestação, auxílio transporte, seguro de vida, Plano de Atividades, indicação de professor orientador, se o supervisor indicado atende às diretrizes do regulamento de estágio do curso e principalmente, se a modalidade de estágio não obrigatório está prevista no PPC do curso, como manda a Lei 11.788/2008.

Ressaltamos que a Direção não recebe termos de estágio diretamente dos estudantes, que devem procurar a Coordenação do Curso ou sua Comissão de Estágio para mais esclarecimentos sobre o procedimento. Lembramos a todos que a recomendação é de que todos os termos de estágio, obrigatórios e não-obrigatórios, sejam assinados apenas de forma eletrônica, via Sistema Eletrônico de Informações – SEI da UFMS.

Assim, após o preenchimento do Sistema de Estágio, deverá a Comissão de Estágio encaminhar o documento para assinatura de todos os interessados.

Orientações para solicitação de liberação de usuário externo:
  • Acessar digital.ufms.br, e clicar em USUÁRIO EXTERNO.
  • Na tela seguinte, clicar em: CLIQUE AQUI SE VOCÊ AINDA NÃO ESTÁ CADASTRADO;
  • Na tela seguinte, clicar em: CLIQUE AQUI PARA CONTINUAR;
  • Preencher todos os dados e clicar em  enviar.
  • Após, enviar requerimento acadêmico selecionando no tipo de requerimento: SEI – Liberação de usuário externo – assinatura de documentos.
Sem esses procedimentos não é possível liberar o acesso.