CPAN participa de parceria através de Acordo de Cooperação Técnica e Financeira com a Embrapa Pantanal e APOMS

Postado por: Lucineide Silva

Nesta terça-feira, 29 de junho de 2021, foi publicado no Diário Oficial da União, Nº 120, página 7 o Acordo de Cooperação Técnica e Financeira, envolvendo a Embrapa Pantanal, a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS).
O custo total está estimado em R$ 1.763.072,25, sem transferência de recursos financeiros entre as partes, com vigência de 01/08/2021 a 31/07/2023.
O Campus do Pantanal da UFMS participará do Acordo através de dois dos seus laboratórios: O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal (NEAP) e o Laboratório de Ensino de Computação (LECO) através do programa de extensão Fábrica de Software do Pantanal. O NEAP, ligado ao curso de Geografia e coordenado pelo professor Edgar Aparecido da Costa, atuará na organização e apoio técnico dos sistemas produtivos locais em transição agroecológica com vistas à certificação orgânica. A Fábrica de Software do Pantanal, vinculada ao curso de Sistemas de Informação e coordenada pela professora Lucineide Rodrigues da Silva, atuará no desenvolvimento de um sistema para registro e processamento de dados para possibilitar a certificação orgânica e indicar o nível de sustentabilidade do sistema produtivo.
Desde 2015 os pesquisadores vinculados a esses laboratórios estão desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão, com inovação tecnológica adaptada à realidade de famílias camponesas com baixo nível de educação formal, mas com larga experiência produtiva. Dessas iniciativas foi gestado e testado o SIAF – Sistema de Informação para Agricultura Familiar – que apoia o registro das atividades administrativas e financeiras de uma propriedade rural. O interesse sempre foi ampliar o poder de alcance do produto e, através da parceria com a Embrapa Pantanal se despertou o interesse da APOMS para estender a utilização do produto desenvolvido pela Fábrica de Software.
As anotações de compras e vendas, bem como um portfólio interativo de produtos da agricultura familiar sempre foi um ponto de estrangulamento no processo de registro e certificação orgânica. Acredita-se que este Acordo de Cooperação poderá facilitar os processos e fazeres para facilitar a vida dos agricultores e levar alimento com segurança aos consumidores. Por outro lado, abre-se a oportunidade de os acadêmicos praticarem a pesquisa e a extensão, além de colocar as teorias estudadas na prática. Mais uma vez o CPAN cumpre com a missão da UFMS de levar os conhecimentos produzidos pelo seu corpo docente e discente para beneficiar as comunidades.