Instituições realizam evento sobre agroecologia

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Entre os dias 9 e 12 de dezembro, será realizado o Agroecol Virtual 2020 com o tema A contribuição da agroecologia à sociedade em transformação pós pandemia.

“Nosso objetivo é promover um espaço de discussão crítica sobre o sistema agroalimentar mundial e os desafios para a alimentação, a saúde e a educação da humanidade no século 21, integrando agricultores familiares, técnicos, pesquisadores e representantes da sociedade organizada de todas as regiões brasileiras e países latino-americanos”, explica um dos integrantes da comissão organizadora e professor da Faculdade de Educação (Faed) Alejandro Lasso.

Da programação do evento constam mesas redondas, cirandas com trocas de experiências e minicursos. “O evento é totalmente online com inscrições gratuitas e toda a programação será transmitida pelo Youtube”, ressalta Alejandro. De acordo com o professor, o público-alvo do evento é composto por agricultores; técnicos da extensão; pesquisadores; professores; estudantes de cursos de graduação, de pós-graduação e de escolas técnicas; consumidores de produtos agroecológicos/orgânicos e demais interessados pelo tema.

Entre os minicursos oferecidos estão: Manejo de horta urbana e de horta escolar; Manejo de abelhas nativas; aproveitamento e processamento dos frutos do cerrado e pantanal;  Produção de bioinsumos, biofertilizantes, fermentados, composto e humus; Bioética e Agroecologia; Saúde, produção e uso de plantas medicinais; Introdução à permacultura; Ecoturismo no Cerrado: experiência do Sítio Passarim; Processos produtivos e burocráticos; Estratégias agroecológicas para  pragas e doenças em hortaliças; Metodologias ativas e educação do campo no contexto da pandemia; Escolas do campo: um novo olhar; Salas multiseriadas,  projeto Fora de Série e o Coletivo que Aprende e Ensina; projeto Aquaponia: para as escolas do campo; Introdução ao manejo de agroflorestas e introdução as PANC’s. Além de professores da UFMS, ministram os minicursos representantes da Agraer, Secretaria Municipal de Educação, Fiocruz, Embrapa e empresas.

As mesas redondas e cirandas acontecem de 9 a 11 e os minicursos serão realizados no dia 12. A realização do evento é da UFMS, Fiocruz, Agraer, Semagro e Associação Brasileira de Agroecologia. As inscrições podem ser feitas aqui e a programação completa pode ser conferida abaixo e no site do evento: link.ufms.br/Agroecol. Para mais informações basta entrar em contato pelo email agroecolvirtual@gmail.com.

Texto: Vanessa Amin