Grupos de Pesquisa

PROGED-UFMS – Programa de Gestão, Estratégia e Desenvolvimento de Organizações

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5432411590717894

Líder: Prof. Dr. Fernando Thiago – fernando.t@ufms.br

Co-líder: Profª. Dra. Caroline Gonçalves – goncalves.caroline@ufms.br

Fundamenta em dois aspectos:

  1. Na viabilidade de estudar as teorias recentes e consolidadas na área de gestão e estudos organizacionais e sua viabilidade e aplicação empírica que, neste caso, se consolida por meio das organizações; e
  2. Na aplicação das teorias recentes e consolidadas nas organizações, tendo neste caso um caráter que extrapola a pesquisa e propõe ações de extensão, para contribuir com organizações e, consequentemente, com a sociedade que influencia e é influenciada por estas organizações.

Linhas de pesquisa:

  • Comportamento organizacional e de gestão de pessoas.
  • Economia das organizações.
  • Gestão de Pessoas e do Estilo de Gestão de Propriedades e Empreendimentos Rurais
  • História das Organizações
  • Políticas e Organizações Públicas

A sociedade de consumo encontra o feminino
Descrição: O projeto de pesquisa visa engajar discentes e docentes no estudo crítico do mercado de produtos voltados ao público feminino e ponderações acerca de autoestima, direitos e a saúde das mulheres. O projeto está vinculado a dois objetivos de desenvolvimento sustentável: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. A metodologia de pesquisa visa aprofundamento do tema em disciplinas ministradas já existentes na Universidade pela docente proponente e por professores colaboradores do projeto, e nas Instituições Parceiras, com desenvolvimento de pesquisas junto aos alunos, abordagem do tema em trabalhos de conclusão de curso, programas de iniciação científica e pesquisas individuais, gerando como produtos artigos e relatórios derivados do projeto, que tragam perspectivas novas sobre o tema ?a sociedade de consumo encontra o feminino?. Os tópicos a serem desenvolvidos nesta pesquisa abordam: o tipo de comunicação das empresas voltadas ao público feminino nas redes sociais; os problemas derivados da autoestima e do transtorno dismórfico corporal (TDC) associados ao consumo de produtos voltados à estética e cosmética; os direitos das mulheres enquanto consumidoras sob o ponto de vista da legislação brasileira (CDC) e do conselho de autorregulamentação publicitária brasileiro (Conar), comparados à legislação de outros países; o impacto da ?taxa rosa? em produtos; diferenças entre raças e etnias exploradas pelo mercado de produtos femininos; a apropriação dos arquétipos junguianos pelas estratégias de mercado; o ?efeito batom? cunhado pelos períodos de retração econômica dos mercados; a semiótica nos procedimentos comunicativos das empresas; estereótipos e empoderamento feminino explorados pelo mercado com consumidoras de diferentes faixas etárias; responsabilidade social de empresas de produtos voltados ao público consumidor feminino. Espera-se como resultado que a investigação do tema ?sociedade de consumo encontra o feminino?, a partir de perspectiva crítica, gere relatórios que serão divulgados por meios acadêmicos como eventos científicos e periódicos, fazendo com que se proporcionem discussões entre os grupos interessados, defesa dos direitos e do bem-estar de meninas e mulheres brasileiras, estimulando também a responsabilidade social de empresas, e reafirmando a UFMS nas discussões de direitos humanos, gêneros e responsabilidade socioambiental, como previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Curso de Liderança e Empreendedorismo Social
Descrição: A presente proposta tem como objetivo oferecer um de Curso de Extensão de Liderança e empreendedorismo social com foco na capacitação de pessoas que atuam ou pretendem atuar em organizações e projetos socioambientais.

Consultoria Experimental para Planejamento Estratégico em Organizações
Descrição: Este projeto implica em constituir grupos de acadêmicos do curso de Administração do CPAN, que formarão consultorias experimentais, atuando sob supervisão docente e de maneira voluntária, visando o diagnóstico e proposição de ações para elaboração de relatório de planejamento estratégico de longo prazo para organizações do estado do Mato Grosso do Sul, com foco em organizações sociais e nas micro e pequenas empresas do Pantanal Sul-Matogrossense, em especial pertencentes às cidades de Corumbá e Ladário. O objetivo é fomentar a prática profissional de aperfeiçoamento do conhecimento acadêmico e beneficiamento da comunidade do entorno da Universidade. O trabalho é orientado pela coordenadora, por professores e pesquisadores vinculados ao grupo PROGED ? Programa de Gestão, Estratégia e Desenvolvimento de Organizações, grupo cadastrado no diretório do CNPQ e lotado na UFMS. A prática está apoiada e desenvolvida sob teorias da administração científica..

Comunicação de ações de gestão de pessoas e valor de mercado de organizações listadas no Ibovespa
Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo verificar a correlação entre ações de gestão de pessoas contida nos relatórios de gestão e o valor de mercado das organizações listadas no Ibovespa. Entende-se como ações de gestão de pessoas todas as comunicações que enfatizem ações como treinamento, desenvolvimento, recrutamento, controle de pessoal, motivação, diversidade, dentre outros que forem descritos nos relatórios de gestão das organizações. As organizações selecionadas são as listadas no índice Ibovespa da Bolsa B3 (antiga Bovespa). Os dados serão analisados por meio de análise de conteúdo para quantificação das comunicações de Gestão de Pessoas. Os dados de valor de mercado serão obtidos por meio do Google Finance pertinentes ao ano de 2019. As correlações serão realizadas pelo teste t de Studant. Espera-se que rejeitar a hipótese nula de não correlação significativa entre as ações de gestão de pessoas e valor de mercado das empresas, permitindo uma possível análise de que a ênfase nas ações de gestão de pessoas permite um melhor desempenho organizacional, considerado pelos investidores.

Grupo NUPEMAD – Núcleo de Pesquisas Multivariadas em Administração

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4531331823461406

Líder: Prof. Dr. Fernando Thiago (UFMS) – fernando.t@ufms.br

Co-líder: Prof. Dr. Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro (UFMT) – fmctrigueiro@yahoo.com.br

Linhas de pesquisa:
Estratégia, sustentabilidade e organizações
Estudos em gestão de pessoas e comportamento organizacional
Estudos mercadológicos e do comportamento do consumidor
Gestão de organizações rurais