Extensão promove reflexões sobre formação continuada de professores

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

A estudante de Pedagogia do campus do Pantanal (Cpan), Jacqueline Lima Monteiro apresenta no Integra UFMS o projeto de extensão “Interfaces da docência: olhares e movimentos na formação inicial de professores”. Por meio do projeto, foram realizados em 2019 a quarta edição do Congresso de Educação do Cpan e 3ª Semana Integrada de Graduação e Pós-graduação. O objetivo do evento, bem como do projeto, é debater a importância do processo contínuo de formação de professores. A coordenação é da professora Márcia Sambugari e o projeto tem a participação também de outros estudantes de Pedagogia do campus. Para Jacqueline, ações como estas que versam sobre as políticas educacionais, necessidades, problemas e dificuldades da educação, com debates sobre a prática da formação de ser educador, trazem aos acadêmicos em formação e também aos professores no processo de formação continuada a importância da pesquisa científica, pois reafirmam o processo formativo e levam à reflexão da prática docente. “É um projeto que nos possibilitou ouvir relatos de professores doutores na área da Educação e, por meio destes, nos impulsionou a querer sempre mais. É muito importante: aproveitar o espaço educacional para se constituir como um cidadão de voz, de vez, que tem a possibilidade de fazer sua pesquisa, como diz Freire: ‘com bom senso, ética, consciência e comprometimento’ “, disse. Mais informações sobre o projeto podem ser acessados neste link.

Texto: Elissandra Ramalho – Estagiária da Agecom no Cpan