Palestra promove reflexão sobre métodos avaliativos no ensino remoto

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

A palestra de encerramento da Semana do Desenvolvimento Profissional no Campus do Pantanal, realizada no dia 21, teve como tema a avaliação no ensino remoto.
Falando de um assunto atual e importante, a professora do departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politica Educacional e Avaliação, Elismara Saias Kailer, compartilhou com os participantes reflexões e estudos acerca do tema.
O ensino remoto tem sido tema de vários debates e estudos: como trabalhar a aprendizagem, quais as condições do estudantes, quais ferramentas usar, quais os métodos e, dentro deste, não poderia faltar a avaliação, ferramenta importante, mas que precisa ser problematizada e pensada de maneira que tanto o processo de ensino quanto a aprendizagem do estudante seja analisada.
A professora traz em sua fala que pensar sobre essa avaliação no ensino remoto não quer dizer que se tem uma receita de como essa avaliação precisa acontecer ou de como ela deve ser, mas que assim como o tema da palestra diz, são reflexões.
Ao longo do diálogo, a professora afirma que é preciso ter uma boa comunicação entre professores e estudantes, através de diálogos e questionamentos, que o professor ele necessita dar um feedback, diversificar os instrumentos da avaliação, assim como trouxe as possibilidades de avaliação da aprendizagem no ensino remoto tais como: fóruns, chats, videoconferência, mapas conceituais e questionário com feedback, sempre registrando essas avaliações.
E o que se pode compreender é que, embora a era digital já seja parte da maioria das pessoas, tanto alunos quanto professores encontram algumas dificuldades para usar plataformas e aplicativos no processo de ensino-aprendizagem, o que reflete também na avaliação. Por isso a importância de pensar e organizar as avaliações nesse modelo de ensino remoto, onde o processo muda e é preciso de um papel mais presente do aluno para que o processo de aprendizagem se efetive, pois o aluno é avaliado constantemente.
Segundo a professora Elismara, muitas coisas poderão ser readaptadas quando houver a volta do ensino presencial. São ferramentas de ensino, como por exemplo, o mapa conceitual, que auxilia tanto o professor quanto o aluno no processo de aprendizagem, ferramentas estas que já eram utilizadas e que com o ensino remoto ganham uma maior importância.
Serviço
Aos inscritos que participaram de atividades da Sedep 2020 e preencheram as listas de frequência, a organização informa que a emissão de certificados será feita pelo SICERT no link: https://certificados.ufms.br/. O participante será avisado sobre a disponibilidade do certificado pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição.