Aula inaugural do Cursinho 2.0 será na próxima segunda-feira (24)

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Agora em formato virtual, o Cursinho UFMS, destinado a preparação para Enem e Vestibular, inicia suas atividades na próxima segunda-feira (24), às 19h (horário local), com aula inaugural direcionada aos 300 alunos selecionados.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, participará da aula inaugural, apresentando o tema Matemática e Música, a ser exibida no Canal Youtube da Coordenadoria de Escola de Extensão.

“O Cursinho da UFMS sempre teve boa reputação, desde o tempo que funcionava no Morenão. Atualmente, em uma nova versão, digital, permite um acesso geograficamente muito superior ao cursinho presencial. Também permite que as pessoas assistam as aulas de suas casas, o que diminui gasto com transporte, e claro, diminui o problema de contágio pela Covid-19”, afirma o pró-reitor.

Projeto piloto, o Cursinho 2.0 irá oferecer as disciplinas Português, Matemática, Biologia e Química, 100% on-line.

“A ideia do cursinho 2.0 foi viabilizada por conta de um recurso oriundo de uma emenda parlamentar e considerando o contexto em que estamos vivendo e também as necessidades e as angústias dos vestibulandos quanto ao ingresso no ensino superior, decidimos então investir nessa possibilidade, nesse novo formato de aulas”, explica a professora Caroline Spanhol Finocchio, coordenadora do UFMS Prepara.

Os alunos terão possibilidade de ter aulas síncronas com o professor conteudista, todos professores da graduação e pós-graduação da UFMS, e serão acompanhados pelos tutores, graduandos da Universidade.

Já foi estabelecida toda uma programação a ser cumprida por esses tutores que irão ajudar os cursistas na resolução de exercícios e no esclarecimento de dúvidas.

“As sessões de tira-dúvidas com os tutores acontecerão em dois momentos: um no vespertino, antes de a aula acontecer e após a aula. O cursista estará muito bem assistido por conta desses apoios e da qualidade que pretendemos oferecer em termos de conteúdo”, expõe a coordenadora, enfatizando que os cursistas poderão experimentar e conhecer os professores da Universidade antes mesmo de ingressar na Instituição e poderão ainda trocar informações com os graduandos, que serão os seus monitores.

Amplitude

A procura pelo Cursinho 2.0 foi muito acima da inicialmente esperada, recebendo até candidatos dos estados do Amazonas, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

“A idade média desses candidatos é de 22 anos, alguns com a primeira graduação já concluída, o que nos faz pensar que estão em busca de uma segunda graduação. Isso é interessante, é um perfil bem diferenciado”, analisa a professora Caroline.

A professora Cleovia Andrade, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc),se candidatou para lecionar no Cursinho 2.0.

“O que me levou a participar do Cursinho 2.0 são as condições do nosso contexto atual. 2020 está sendo um ano atípico, e diante de tantas situações adversas, que estamos enfrentando, este cursinho me pareceu como uma oportunidade, de nós professores da UFMS, podermos colaborar, principalmente, com os alunos da escola pública, no sentido de amenizar os prejuízos que tiveram com a paralisação das aulas. O ideal seria um cursinho presencial, no entanto, isto não é possível. E a UFMS possui o dever moral de estar junto à comunidade em momentos como este, e cá estou fazendo o que me é possível, colaborar com o cursinho”, afirma Cleovia.

Para a coordenadora do UFMS Prepara, esse projeto-piloto irá ensinar muito a todos. “Os ganhos serão imensos, principalmente para os cursistas. Mas também para os nossos monitores que estarão exercitando aquilo que aprenderam em sala de aula, num contexto totalmente desafiador”, aposta.

Veja abaixo vídeo com o passo a passo para abrir conta no Moodle e, consequentemente, realizar a matrícula no Cursinho.

Texto: Paula Pimenta