NEAP participa da Ação Nacional de Combate ao Câncer, com edição especial de feira agroecológica e cultural

Postado por: secdir cpan

O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal (NEAP) participará da Ação Nacional de Combate ao Câncer, no dia 25 de novembro de 2018, no Porto Geral de Corumbá/MS, com uma edição especial da Feira Agroecológica.

O NEAP é constituído por um grupo de professores, técnicos e alunos do Câmpus do Pantanal da UFMS e do Câmpus Corumbá do IFMS, pesquisadores da Embrapa Pantanal, funcionários da AGRAER de Corumbá e de Ladário, por técnicos que atuam com agricultura familiar das prefeituras municipais de Corumbá e Ladário, além de técnicos da SEDACRUZ que atuam na Província Germán Busch (SC/Bolívia).

O NEAP realiza, semanalmente, três feiras de produtos tecnicamente considerados em transição agroecológica, das 8:00 às 10:30h., sendo:

Dia da Semana                                               Local

Terça-feira                      Unidade 1 do Campus do Pantanal da UFMS
                                            Avenida Rio Branco, 1270 – B. Universitário

Quinta-feira                             Campus de Corumbá do IFMS
                                           Rua Pedro de Medeiros, s/n – Popular Velha

Sexta-feira                                      Embrapa Pantanal
                                     Rua 21 de Setembro, 1880 – Nossa Senhora de Fátima

Estar em transição agroecológica significa que as famílias agricultoras não utilizam venenos na etapa produtiva, mas, ainda não foram certificadas como “produtores orgânicos”. Existe somente um grupo de agricultores, reconhecido pelo NEAP, que plantam hortaliças nessas condições.

Trata-se do Grupo Bem-Estar, do assentamento 72, de Ladário/MS, que participa das feiras agroecológicas. Essas famílias já estão produzindo as próprias sementes e combatem as pragas com técnicas alternativas, como as caldas agroecológicas, cultivo consorciado, dentre outras. Vendem diretamente os produtos aos consumidores finais utilizando-se das feiras do NEAP.

As feiras do NEAP contam, ainda, com a presença de agricultores familiares do assentamento Taquaral que fazem parte da Associação dos Apicultores da Agricultura Familiar de Corumbá, Mato Grosso do Sul (AAAFC/MS), bem como produtos da flora local da comunidade Antônio Maria Coelho. Do ponto de vista cultural são ofertados, ainda, doces caseiros com utilização de menor quantidade de açúcar e produtos da cultura da região da Floresta Negra – Alemanha.

O que é possível comprar numa feira agroecológica?

Primeiramente, é importante saber que a produção em bases agroecológicas respeita as dinâmicas da natureza. Logo, não é possível encontrar todos os tipos de hortaliças nessas feiras, pois, sua produção depende das condições de temperatura e de chuva.

Em Corumbá e Ladário as hortaliças, especialmente as folhosas (alface, rúcula, couve…), têm seu esplendor nos meses menos chuvosos. Nesta época, ainda encontramos alface, cheiro verde, couve, abóboras, tomates cerejas, mostarda, pimentão, quiabo, mel, dentre outros.

Venham conhecer nossa feira com a certeza de que vai comprar produtos saudáveis, que não utilizam agrotóxicos na etapa do cultivo e direto dos produtores. Não vão encontrar grandes diversidades de produtos, mas muita qualidade.

Por que o NEAP apoia e participa da Ação Nacional de Combate ao Câncer?

Porque a missão do NEAP é “promover a segurança alimentar e nutricional através do aumento das unidades produtivas, da produção de base agroecológica e da divulgação de informações sobre agroecologia”. Várias pesquisas já comprovaram que diversos tipos de câncer possuem suas causas relacionadas a ingestão de alimentos produzidos com uso indiscriminado de agrotóxicos. Dentre elas, destaca-se o “Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde” da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fundação Oswaldo Cruz, publicado pela Editora Expressão Popular, em 2015.

O NEAP se preocupa com a segurança alimentar e faz intervenções nos assentamentos rurais para que as famílias agricultoras possam ofertar produtos saudáveis aos consumidores.

Essa é a primeira ação deste tipo em Corumbá-MS, venha prestigiar e conhecer as ações em favor de combate ao câncer.

O CPAN/UFMS se faz presente através de seu núcleo de agroecologia NEAP.