Postado por: iasmim

Pesquisador

Prof. Dr. Jorge de Souza Pinto

Resumo

O objeto deste projeto é a criação do Núcleo de Estudos de Governança em Cooperativas e Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (REDE GoCOOP/Centro-Oeste), por meio da constituição de uma rede de pesquisadores de Governança em Cooperativas e Desenvolvimento Sustentável composta por professores, pesquisadores e alunos da graduação e da pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que conta com professores e pesquisadores colaboradores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Anhanguera Uniderp/MS, Faculdade de Tecnologia de Jales – São Paulo (Fatec-SP), Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Universidade de Brasília (UnB), Università Bocconi ? Milão/Itália, e IBGC. O objetivo da criação deste núcleo é desenvolver projetos e estudos no âmbito da Governança de Cooperativas e de Desenvolvimento Sustentável que investiguem os modelos de governança das Cooperativas da região Centro-Oeste do país numa perspectiva de desenvolvimento e criação de novos mecanismos de gestão em relação aos já existentes em outras Cooperativas de outras regiões brasileiras, visando o cotejamento de resultados e níveis de transparência obtidos por elas em função de suas estruturas de conselhos, comitês, diretorias, organização do quadro social, modelos de assembleias e pré-assembleias, modelos de evidenciação contábil, mecanismos de compliance e accountability. Além disso, o Núcleo desenvolverá na região do Centro-Oeste pesquisas acerca da educação cooperativista e formação de lideranças, bem como sobre o processo de sucessão e fidelização do cooperado. A criação deste Núcleo GoCOOP sediado na UFMS ? Campus Pantanal, originado pela Rede de Pesquisadores de Governança em Cooperativas (REDE GoCOOP) permitirá o avanço dos estudos de Governança em Cooperativas na região com finalidade aplicada de proporcionar a este público-alvo o conhecimento das melhores práticas de governança em cooperativas, e atendimento aos objetivos de desenvolvimento sustentável. Tem como o ineditismo a congregação de profissionais do país com vasta experiência no tema, estabelecendo convergência interdisciplinar e multidisciplinar, o que ressalta a possibilidade da construção da perspectiva comparativa de mecanismos de governança em Cooperativas do país visando a obtenção estratégica de resultados. Desta maneira, o Núcleo se vale das finalidades de desenvolvimento de pesquisa teórica e de aplicabilidade prática sobre governança em cooperativas e desenvolvimento sustentável.