Ontologias em Linhas de Produto de Software: Análise de Domínio de Jogos Educacionais

Postado por: iasmim

Pesquisador

Prof. Me. Luciano Edipo Pereira da Silva.

Resumo

O uso de jogos digitais na educação promove diversos benefícios ao aluno como motivação. persistência além de tornar o ensino mais prazeroso para alunos, e vários jogos com tal finalidade vem sendo desenvolvidos e utilizados em diferentes níveis de ensino entretanto o desenvolvimento de jogos ainda é complexa, principalmente quando se tem viés educativo. As Linha de produto de software (LPS) tem como um dos objetivos corroborar para o desenvolvimento de software reduzindo a complexidade ciclomática, redução do número de linhas de código desenvolvidas pelo programador, redução do tempo para desenvolver e facilidade no desenvolvimento. As LPSs possuem como um dos principais princípios a reutilização de software e se encontra em grande evidência na literatura. LPSs são derivadas da Engenharia de Linhas de Produto, comum na engenharia, e que objetiva customização em massa por meio de produção coletiva, de múltiplas instâncias similares, mas de design distinto. Uma das etapas mais importantes da construção da LPS é a analise de domínio e uma das técnicas de representar essa análise é por meio de ontologias. O Objetivo deste projeto é definição de ontologias que expressem o domínio de jogos educacionais digitais com a finalidade de ser uma base para uma LPS de desenvolvimento de jogos.