Matrículas 2018/2 – 30 e 31/07- Orientações

Postado por: Marcelo Dias de Moura

Processo de Rematricula Matrícula Online 2018/2


Segue, abaixo, uma descrição sucinta do processo de renovação de matrícula, bem como os passos que o discente deverá executar no SISCAD (Módulo de Matrícula Online 2018 – https://matriculas.ufms.br) para a realização da matrícula.

 

A renovação de matrícula é composta por três etapas:

  1. Seleção de disciplinas (dias 30 e 31 de julho);
  2. Ajustes de matrícula (dias 9 e 10 de agosto), e;
  3. Validação de matrículas.

 

A participação no processo de renovação de matrícula deve ser realizada conforme prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico e é obrigatória para a manutenção do vínculo acadêmico com a UFMS, EXCETO para os discentes que:

  1. Fizerem opção pelo trancamento de matrícula;
  2. Estiverem em mobilidade acadêmica nacional ou internacional;
  3. Forem ingressantes em 2018/2;
  4. Forem dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena, que seguem calendário específico.

 

Na primeira ausência de renovação de matrícula pelo discente, de acordo com a

 Resolução COGRAD nº 638/2017, o vínculo acadêmico poderá ser convertido em trancamento pelo Coordenador de Curso. O discente será excluído por desistência se no semestre seguinte não renovar a matrícula ou se estiver impedido de trancar por ter atingido o limite máximo de quatro semestres de trancamento.

 

Caso o discente opte pelo trancamento de matrícula, ele poderá ser feito de forma online através do menu “Trancamento” no endereço https://matriculas.ufms.br até o dia 03/08/2018.

 

Se o discente estiver com a matrícula trancada e optar por participar do processo de matrícula, o trancamento de matrícula será cancelado automaticamente.

 

A escolha do discente não garante sua matrícula em uma turma específica, pois quando o número de inscritos for maior que o número de vagas de uma turma, as vagas serão alocadas de acordo com as prioridades definidas nas resoluções que regulamentam o processo de matrícula.

 

ATENÇÃO:

  • A seleção de disciplinas deverá ser feita a partir das 7h do dia 30/07/2018 até às 23h59min do dia 31/07/2018.
  • A ordem cronológica da seleção não interfere na alocação de
  • É de inteira responsabilidade do discente, acompanhar todo o processo de matrícula.

 

 


Procedimentos para realização de matrícula


 Após acessar o sistema, o discente deve selecionar, no menu de navegação, a opção “Matrícula” (disponível durante o período de matrícula), conforme ilustrado abaixo.

As informações da matrícula estão divididas em 4 etapas:

  1. Atualização de Dados Cadastrais
  2. Dados Básicos
  3. Seleção de Disciplinas ou Solicitação de Ajustes
  4. Revisão da Seleção

 

1. Atualização de Dados Cadastrais


Ao clicar no item “Matrícula” pela primeira vez, aparecerá uma tela para atualizar os dados cadastrais. É necessário revisar as informações, atualizá-las, se for necessário, e clicar no botão Salvar. Só depois disso, será possível fazer a seleção de disciplinas.

 

Para prosseguir para a próxima etapa (Dados Básicos) clique em Salvar ou  Prosseguir

  1. Botão Salvar: no primeiro acesso, é obrigatório o discente atualizar os dados cadastrais para realizar a matrícula. Pode atualizar quantas vezes for necessário.
  2. Botão Prosseguir: só será habilitado após a atualização dos dados cadastrais e sua função é somente avançar para a próxima etapa, sem salvar os dados.

 

2.  Dados Básicos


 Será apresentado as informações do nome, RGA, situação do discente no curso, nome do curso, coeficiente de rendimento, percentual da carga horária cursada e a situação da matrícula.

Para prosseguir para a próxima etapa (Seleção de Disciplinas) clique em Prosseguir. Caso queira voltar para a tela de Atualização de Dados Cadastrais, clique em Voltar.

 

3.  Seleção de disciplinas


Somente estarão disponíveis para seleção do estudante, as disciplinas para as quais  ele tenha cumprido os pré‑requisitos exigidos e para as quais tenham sido previstas vagas  para o seu curso para o período letivo correspondente.

Durante o processo de seleção de disciplinas, é recomendável que todo estudante faça, primeiramente, a seleção de disciplinas do seu período de posicionamento no curso, para as quais é garantida a sua vaga nesta etapa.

Nesta etapa, serão apresentados o quadro de horários e as disciplinas.

As  disciplinas  estão  dispostas  em  três  abas:  Apto(a)  a  Cursar  (aba selecionada),

 

Bloqueadas e Cumpridas


 Aba Apto(a) a Cursar: são as disciplinas que o acadêmico ainda não cursou e poderá:

  • Selecionar Turmas;
  • Manifestar interesse em disciplinas da estrutura do curso;
  • Manifestar interesse em disciplinas de fora da estrutura de seu curso;

 

 


Seleção de turmas


Para obter  informações  sobre  a turma, horários e professor que ministrará  as aulas, o discente deve clicar no ícone  ao lado da caixa de seleção de turma. Abaixo, é mostrado um exemplo das informações exibidas:2. O discente deverá escolher uma turma de cada disciplina que deseja cursar, clicando no campo “Turma Solicitada”, como mostra a imagem abaixo:

3. Quando houver turmas teórica e prática para uma mesma disciplina, a seleção da disciplina deverá ser feita apenas para a turma prática.

4. Ao selecionar as turmas/disciplinas, os horários são mostrados no Quadro de Horários, conforme imagem abaixo:

Para verificar a correspondência entre horários e disciplinas, é necessário posicionar o mouse em cima do retângulo colorido.

 

A partir da segunda seleção de disciplina, o sistema verifica se existe choque de horários, ou seja, se duas ou mais disciplinas possuem intersecção de horários no mesmo período, dia da semana e hora. É possível visualizar essa colisão no quadro de horários, porém caso haja intersecção para o mesmo horário e dia da semana, isso não necessariamente significa que houve choque, pois esses horários podem estar em períodos diferentes. Sempre que houver choque de horários, uma mensagem com fundo vermelho aparecerá no topo direito da tela. Segue um exemplo:

Se houver conflitos de horários, não será possível prosseguir para a última etapa (Revisão da Seleção).

 


Manifestação de interesse em disciplinas da estrutura do curso


 O discente poderá manifestar interesse em disciplinas da estrutura alocadas no mesmo semestre ou em semestres anteriores em que está posicionado:

 

  1. Para manifestar interesse é necessário clicar no botão [btn manifestar interesse] na listagem de disciplinas;
  2. Uma nova janela será aberta, devendo clicar em ‘Manifestar interesse na disciplina?’ e escrever uma Justificativa com mais de cinco (5) palavras;
  3. Após o preenchimento correto das informações, clique no botão ‘OK’;
  4. Caso queira cancelar a manifestação de interesse, desmarque a opção ‘Manifestar interesse na disciplina?’ e clique em ‘OK’.
  5. Atenção: A manifestação de interesse não garante a oferta da disciplina ou de vagas. A sua manifestação será analisada pela coordenação de curso e, caso seja autorizada, estará disponível na próxima etapa da matrícula.

 


Manifestação de interesse em disciplinas de fora da estrutura de seu curso


O discente poderá manifestar interesse em disciplinas de fora da estrutura de seu curso localizadas na mesma cidade de sua unidade:

  1. Clique no botão “Buscar Disciplinas” localizado em “Disciplinas não pertencentes à estrutura do curso
  2. Selecione a unidade (obrigatório), o curso (obrigatório) e o nome da disciplina (opcional) e clique em Buscar
  3. Na listagem de disciplinas buscadas clique em [imagem da lupa]
  4. Será listada informações sobre professor, turma e horários
  5. clique no botão [ Manifestar interesse ]
  6. Se não houver choque de horário, a disciplina será automaticamente incluída na tela principal em “Disciplinas não pertencentes à estrutura do curso”
  7. Atenção: A manifestação de interesse não garante a oferta da disciplina ou de vagas. A sua manifestação será analisada pela coordenação de curso e, caso seja autorizada, estará disponível na próxima etapa da matrícula.

 

A seleção poderá ser modificada (durante o período de seleção de disciplinas) quantas vezes o discente precisar, basta fazer as devidas alterações de turmas e clicar no botão Prosseguir e, na  próxima etapa (Revisão), clicar em Salvar.

 

4.  Revisão da seleção


  • Será mostrado um resumo das ações realizadas na seleção de disciplinas.
  • Clique em Salvar para armazenar as informações no sistema.

 


Ajustes de Matrícula


 A fase de ajustes de matrícula, que acontecerá a partir das 07h do dia 09/08/2018 até às 23h59m do dia 10/08/2018, é facultativa para os discentes regulares que participarem da etapa de seleção de disciplinas, visando à identificação de eventuais adequações e ajustes da matrícula, solicitados pelos discentes à coordenação de curso.

 

Na etapa de ajustes, o discente poderá solicitar (na mesma tela em que foi feita a seleção) alteração de turmas, cancelamento ou inclusão de disciplinas. Lembrando que algumas solicitações de ajustes dependerão do aval do coordenador do curso e também não poderá haver choques de horários com as turmas já matriculadas e os pré-requisitos (se houver) devem ter sido cumpridos.

 


Ajuda



Você sempre pode obter mais informações sobre a interface clicando no botão Ajuda, que fica no canto superior direito da tela.

Para informações adicionais sobre o processo de matrícula, veja a Resolução nº 638/2017 – COGRAD.

 

Em caso de dúvidas relacionadas ao processo de matrícula, procure o coordenador de  curso ou a secretaria acadêmica. Os contatos dos coordenadores de curso e das secretarias acadêmicas podem ser encontrados nos seguinte endereços:

  1. Coordenadores de curso: e-mails podem ser encontrados no site ufms.br;
  2. Secretaria Acadêmica:  3234-6816.

 

Caso tenha problemas para acessar, você pode enviar um e-mail para suporte.agetic@ufms.br ou entrar em contato pelo telefone (67) 3345-7292 das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00.

Atenciosamente, Prograd e Agetic

 

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