I Simpósio de História da Guerra da Tríplice Aliança, acontecerá nos dias 19 e 20/12

Postado por: Luciano Édipo

O I Simpósio de História da Guerra da Tríplice Aliança: 150 anos da retomada de Corumbá (1867-2017) acontecerá nos dias 19 e 20 de dezembro de 2017, no Anfiteatro Salomão Baruki do Campus do Pantanal/UFMS. O Simpósio tem por intuito discutir questões relacionadas ao conflito que marcou a história da América Latina, particularmente dos territórios que atualmente compõem os estados brasileiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A Guerra da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) contra o Paraguai (1864-1870) interrompeu a incipiente transformação econômica e social que a província de Mato Grosso, principalmente na sua parte sul, estava vivenciando após abertura da navegação a vapor no rio Paraguai. Durante o conflito, os paraguaios bloquearam o rio Paraguai, interrompendo o fluxo de embarcações brasileiras na Bacia platina, e ocuparam, em 1865, Corumbá – porto internacionalizado e apontado por autoridades brasileiras como entreposto comercial de Mato Grosso. A recuperação e (re)organização da região se deu após a retomada de Corumbá pelas tropas imperiais brasileiras (1867) e com o fim do conflito (1870), quando ocorreu a liberação da navegação brasileira no rio Paraguai. Nesse sentido, o Simpósio propõe debater e apresentar questões historiográficas e históricas sobre esses eventos para um público mais amplo que inclua professores, alunos, militares, civis e demais interessados na temática.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA

Simpósio de História da Guerra da Tríplice Aliança

Formulário de Inscrição no Simpósio de História da Guerra da Tríplice Aliança
  • Please enter a number from 14 to 120.
  • Preencha com cuidado, este endereço será usado para recebimento de certificado.

Realização: 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e Campus do Pantanal/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Endereço: R. Poconé – Universitário, Corumbá – MS, 79304-020. Campus do Pantanal/UFMS