Roda de conversa – Valorização da estética negra e Oficina de turbantes

Postado por: Claudia Mondini

No dia 10 de julho o Coletivo Feminista Classista Heleieth Saffioti abriu as comemorações do seu primeiro ano de existência promovendo uma roda de conversa sobre valorização da estética negra e uma Oficina de Turbantes.

A ação contou com o apoio do Coletivo Crespas e Cacheadas de Corumbá e Ladário e foi realizada no hall de entrada da Unidade II da UFMS. Também estiveram presentes acadêmicas/os, docentes do CPAN e militantes do Movimento Negro de Corumbá. Falar de estética negra e de cabelos crespos e cacheados implica uma discussão política do que a negritude representa nessa configuração social e econômica em que a maioria da população pobre é composta por negras/os.

Assumir a identidade negra e a sua estética é um ato de resistência e de enfrentamento ao preconceito e à discriminação. O evento objetivou, por meio de um bate papo descontraído, fugir dos meios tradicionais de comunicação proporcionando um momento de discussão e de troca no qual os/as presentes puderam falar das suas experiências e da sua percepção sobre os temas propostos. Usar os cabelos cacheados ou crespos e turbante não é moda, não é tendência: é empoderamento e valorização da ancestralidade negra, é resgate da autoestima (principalmente da mulher negra).