“Top of Mind” Edição 2016 Identifica as marcas mais lembradas pelos consumidores em Corumbá

Postado por: Luciano Édipo

O curso de Administração/CPAN/UFMS com o intuito de prestar um serviço ao mercado da região desenvolve a pesquisa Top of Mind de marcas   líderes na lembrança dos consumidores corumbaenses.  Trata-se de uma pesquisa de marketing básica que tem a curiosidade intelectual como principal motivação e a compreensão como principal objetivo, desenvolvida por professores e acadêmicos do curso de Administração/CPAN, sob a coordenação do prof. Roberto Galeano, visando ampliar, desenvolver ou aprofundar seus conhecimentos de pesquisa e marketing.

O estudo tem como objetivo avaliar a percepção da marca aos olhos do cliente, relacionada a alguns segmentos de produtos e serviços ofertados em Corumbá, tendo como ferramenta a pesquisa de top of mind.

Pelo OITAVO ano consecutivo realizado, desta vez, em parceria com o SINDIVAREJO e a FECOMÉRCIO MS, a pesquisa Top of Mind, Edição 2016, do curso de Administração/CPAN buscou captar a lembrança espontânea sobre as marcas/nomes de empresas que estão na mente dos consumidores da região. O método empregado foi o quantitativo por meio de entrevistas pessoais com base em um questionário estruturado contemplando questões de lembranças de marcas de 32 categorias de produtos e serviços oferecidos em Corumbá, como bens de consumo duráveis, não duráveis e serviços.

Os entrevistados foram abordados em suas residências e solicitados a responder um questionário. A pergunta “Quando eu falo em (citar o segmento) qual o nome que lhe vem em primeiro lugar à cabeça?” que revela o Top do Top of Mind, foi usada para todos os segmentos. A pesquisa leva em conta a espontaneidade das respostas dos entrevistados, ou seja, o respondente não é estimulado com opções de respostas.

As coletas dos dados foram realizadas entre os dias 24 de setembro a 02 de outubro de 2016.

O universo de entrevistados foi constituído por pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 70 anos, de todas as classes sociais (A/B, C e D/E), proporcional à população das regiões definidas em plano amostral, residentes e domiciliadas em Corumbá.

Para atingir os objetivos propostos pelo estudo, foram realizadas entrevistas com uma amostra de 451 pessoas residentes e domiciliadas nos bairros Aeroporto/Dom Bosco, Universitário/Maria Leite, Popular Nova/ Popular Velha/Cristo, Nova Corumbá/Conjuntos e Centro da cidade de Corumbá. Quanto ao perfil dos entrevistados, estes estão distribuídos por sexo: feminino (54,3%) e masculino (45,7%); por faixa etária: de 16/21a (13,7%), de 22/31a (17,3%), de 32/55a (37,3%), e mais de 55 anos (31,7%). Quanto ao nível de escolaridade: ensino fundamental (32,6%), ensino médio (48,3%), ensino superior (16,9%) e pós-graduado (2,2%).

O levantamento foi realizado por 32 (trinta) acadêmicos dos primeiro, terceiro e quinto semestres do curso de Administração, devidamente orientados e acompanhados por 4 (quatro) professores do curso, no treinamento e levantamentos de campo. A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de aproximadamente 4%, para mais ou para menos dentro de um intervalo de confiança de 95%. Isto significa que se fossem feitos 100 levantamentos simultâneos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

Seus resultados ocasionam a realização do prêmio “MÉRITO EMPRESARIAL”, onde, as empresas que se destacaram, na opinião dos consumidores, recebem um troféu e um certificado, como reconhecimento da força de sua marca, no período. A premiação, criada em 2009 por iniciativa do curso de Administração/CPAN, sempre em parceria com entidades representativas do comercio local, se mostra cada vez mais forte e mais importante para o setor empresarial da cidade.  Afinal, que empresa não quer ter a sua marca como a mais reconhecida pelos consumidores dentro do seu segmento de mercado?

O evento para a entrega do prêmio “Mérito Empresarial” será realizado no dia 22 de novembro de 2016, no Anfiteatro “Dr. Salomão Baruki”/CPAN.

O evento que reúne associados das entidades parceiras, empresários e executivos de diferentes segmentos de empresas da região Oeste,  marca um momento de celebração e reconhecimento a companhias e profissionais que conseguiram conquistar o lugar mais estratégico da disputa por mercados: a mente do consumidor.

Em Destaque

As marcas com maiores índices de lembranças foram  a TV MORENA/GLOBO, com 70,5%, a seguir vem a loja de material de construção WANDERSON, com 64,3%, a GAZIN, com 61,6%, Livraria SANTO ONOFRE, com 59,6% das citações, em seus  segmentos. Também obtiveram índices acima dos 50% o ATACADO FERNANDES, com 51,4%, a Tecelagem AVENIDA, com 50,1% e a Farmácia SANTA ANTONIO com 52,1%.  A UNIPAV se destacou no Top Meio Ambiente.

Algumas curiosidades

As marcas Auto Peças 2000 e Panoff ainda permanecem fortes na mente dos consumidores, mesmo após o encerramento de suas atividades já há alguns anos.

Em alguns segmentos, como ótica e joalheria, panificadora, postos de combustíveis, restaurantes e sorveterias, as empresas em destaque, obtiveram índices de lembranças muito próximos, basicamente sem diferença alguma, motivo pelo qual nestes segmentos aparecem mais de uma marca ganhadora do prêmio Mérito Empresarial, na Edição de 2016.

PRÊMIO MÉRITO EMPRESARIAL -CORUMBÁ – MS

RELAÇÃO DAS EMPRESAS PREMIADAS – Edição 2016