Pesquisadores Estadunidenses desenvolvem pesquisas sobre mudanças ambientais no Pantanal em parceria com o CPAN/UFMS

Postado por: Luciano Édipo

O Diretor do Câmpus do Pantanal recebeu no dia 11/09/15 o Prof. Dr. Michael McGlue, do curso de Ciência da Terra e Ambientais, da Universidade de Kentucky-UK (EUA), juntamente com os professores Dr. Aguinaldo Silva, do curso de Geografia da UFMS-CPAN e Drª Beatriz Lima de Paula Silva, coordenadora do mestrado em Estudos Fronteiriços para o relato das pesquisas de campo realizadas no Pantanal.

Durante o período de 01 a 09/09/15 os pesquisadores coletaram amostras de sedimentos de fundo, levantamento batimétrico e geofísico da Lagoa Uberaba para estabelecer relações entre as mudanças ambientais ocorridas no Período Quaternário. Para tanto, além do apoio logístico do CPAN, os pesquisadores contaram com apoio da Ecologia e Ação (ECOA) e do 17° Batalhão de Fronteira a partir do Destacamento de Porto Índio.

As informações levantadas na pesquisa de campo fazem parte de um dos objetivos do projeto “Dinâmica hidrossedimentológica e processos de avulsão do rio Taquari, Pantanal Mato-Grossense”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Processo 447402/2014-5). A pesquisa também faz parte do projeto “How Does Environmental Change Influence Landscape Evolution in the Pantanal Wetlands of Brazil”, financiado pela Fundação Nacional de Ciência dos EUA (Processo 1541247).

Essas pesquisas irão fornecer informações sobre a evolução dos lagos localizados na região oeste do Pantanal e também as mudanças ambientais ocorridas durante o Quaternário. Este ano novas informações serão levantadas sobre a geomorfologia dos rios Taquari, Paraguai e também sobre a Lagoa Uberaba.

Além de participar das atividades de coletas de informações, a vinda do professor Michael teve também o objetivo de ensinar técnicas de coletas de recuperação de testemunhos em ambientes lacustres. A atividade é fruto de um convênio celebrado entre as duas universidades, cujo objetivo é fortalecer a cooperação internacional e promover pesquisas em áreas úmidas.