Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social terá primeira formação presencial

Postado por: Ana Monteiro

Estão agendadas para os dias 31 de julho, sexta-feira, das 19h às 23h, e dia 1º de agosto, sábado, das 08h às 18h, as primeiras aulas presenciais do curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, nos três polos onde há cursistas inscritos: Corumbá, Campo Grande e Ponta Porã.

A expectativa da Coordenação do Curso é de que cerca de 400 pessoas estejam presentes nesta primeira formação presencial, cuja temática será o Módulo Introdutório do Curso, guiado pelos seguintes tópicos:

1. Reconhecer que a pobreza e as desigualdades existem
  2. A pobreza, uma questão moral?
  3. A produção social da pobreza
  4. Pobreza e reprodução dos diversos em desiguais

Para os organizadores do Curso, “um curso de especialização cujo foco seja as relações entre a pobreza, as desigualdades sociais e a educação precisa se iniciar pelo reconhecimento da  existência das duas primeiras. É necessário perceber que a pobreza nos cerca: ela persiste dentro das escolas, nos noticiários e em diversos estudos sociais. Nas salas de aula, essa realidade fica evidenciada pelos corpos famintos e empobrecidos de milhões de crianças e adolescentes que chegam às escolas, as quais são, em muitos casos, igualmente pobres”.

Dentre as diversas indagações e reflexões a que o curso se propõe, destacamos a busca pela compreensão da forma como os docentes e gestores da educação estão implicados nesse contexto de pobreza e desigualdades sociais muito presente na sociedade brasileira.

O curso pretende levar gestores(as), professores(as), educadores(as), a uma discussão que, de um lado, possibilite entender a pobreza para repensar os currículos e as práticas educacionais; de outro, permita cultivar a sensibilidade desses indivíduos para ouvir e incorporar, em seu exercício profissional, as questões que ecoam das vivências da pobreza.

Em Corumbá as aulas acontecerão na Unidade III (Porto Geral):

– dia 31/07/2015 (sexta-feira) – das 19h às 23h

– dia 1/08/2015 (sábado) – das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Confira o Cronograma  de Atividades do Curso.

Cronograma-e1435091435400