Docentes do CPAN/UFMS participam da VII Conferência Municipal de Saúde de Corumbá

Postado por: Ana Monteiro

Acontece hoje (17) e amanhã (18), no Auditório do Sindicato Rural de Corumbá, a VII Conferência Municipal de Saúde, cujo tema será “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. A realização é da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.

A abertura acontece no dia 17, quarta-feira, às 08 horas, no Auditório do Sindicato Rural, localizado na Avenida General Rondon, e tem sequência no dia 18, quinta, a partir também das 08 horas, com os grupos de trabalhos que vão apresentar e discutir as propostas que serão levadas à Conferência Estadual.

Segundo a professora Cláudia Araújo de Lima,  “a Conferência Municipal de Saúde é um momento ímpar. Quando se encontram o poder público, os profissionais de saúde e a comunidade para discutirem as condições de acesso e oferta de serviços resolutivos num determinado território. É nesse diálogo que podemos encontrar juntos respostas em saúde pública para o município de Corumbá, para o Mato Grosso do Sul e para o país. Para nós professores, poder explanar e discutir sobre o “Direito à saúde, à garantia do acesso e atenção de qualidade” é parte da integração institucional a um projeto que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas e a compreensão de que a Universidade deve cumprir seu papel questionador e apontador de possíveis soluções com as ferramentas que lhe é pertinente: o ensino, a ciência e a pesquisa, a extensão, os quais contribuem para a proximidade com realidade.

Neste ano, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus do Pantanal participará no dia 17 de junho de 2015, às 10h, da discussão do I Eixo: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade. A IES será representada pela professora doutora Cláudia Araújo de Lima, do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação, que será expositora, e o professor doutor Ilídio Roda Neves, do curso de Psicologia, que será debatedor.

Confira aqui a Programação da VII Conferência Municipal de Saúde de Corumbá.