Educação para a paz é tema de encontro que será realizado nesta terça-feira

Postado por: JUAN GABRIEL CARDOSO RODRIGUES

Nesta terça-feira, 18, às 19h, a Universidade promove o encontro Educação para a Paz, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS. Estão convidados a participar deste momento de diálogo toda a comunidade universitária: estudantes, professores, técnicos e trabalhadores terceirizados de todos os câmpus.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, reforça que a Universidade deve promover ações que visam fortalecer o diálogo e a convivência harmônica entre as pessoas. “Será um evento super importante e gostaríamos de convidar toda a nossa comunidade. Nosso evento terá a mediação da Pró-reitoria e convidamos pessoas capacitadas, que pesquisam e trabalham o tema, para que nos ajudem a desenvolver estratégias que podemos ter como universidade para difundir a cultura da paz”, explica.

Serão debatidos temas como mediação social de conflitos, comunicação não violenta, combate e enfrentamento às diferentes formas de violência na Universidade, violação de direitos, convivência universitária e cultura da paz. O evento será conduzido pelos professores Carolina Ellwanger, do Câmpus de Três Lagoas; Cláudia Araújo de Lima, do Câmpus do Pantanal;  Jacy Correa Curado  e Tiago Duque, da Faculdade de Ciências Humanas.

“O objetivo principal é difundir a cultura da paz  e da não-violência, a fim de cultivar o respeito e a dignidade de cada pessoa, combatendo a discriminação e o preconceito, rejeitando  todas as formas de violência: física, sexual, moral,  em particular contra os grupos mais  vulneráveis.  Além disso, evitar a disseminação do ódio, da intolerância em prol da convivência harmônica e com respeito à diversidade, às diferentes culturas e coletivos”, destaca a diretora de Inclusão e Integração Estudantil da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Luciana Contrera.

A participação é gratuita, basta acessar o canal da TV UFMS. Não é necessário fazer a inscrição, mas os interessados em obter o certificado devem preencher o formulário.

Texto: Mylena Rocha e Crislaine Oliveira