Inscrições abertas: “Grupo Reflexivo para Ansiedade”

Postado por: Roberta Maisatto

Questões relacionadas à ansiedade tem sido um tema recorrente nos atendimentos psicológicos individuais realizados com os (as) estudantes. Por isso, pensamos em oferecer um “Grupo Reflexivo para Ansiedade” que objetiva ser um espaço de apoio para cuidar dessas questões. A psicologia possui várias modalidades de atendimentos grupais que são eficientes e podem trazer bons resultados para melhorar as queixas relativas à ansiedade.

A participação em um grupo permite momentos de compartilhamento de experiências, reconhecimento de pessoas que vivenciam dificuldades semelhantes e, por consequência, percepção de que não se está sozinho (a). As relações interpessoais estabelecidas podem servir como fator de amparo e alívio. Além disso, a equipe de Psicologia irá trabalhar com os (as) participantes diversos temas importantes para lidar com a ansiedade.

As inscrições estão abertas para acadêmicos (as) de todos os campi. Serão realizados 8 encontros, 4 no mês de maio nos dias 4, 11, 18 e 25, e 4 no mês de junho nos dias 1, 8, 15 e 22, das 15:30h às 17:00h de maneira online através do Google Meet. Antes do início dos encontros, o psicólogo ou a psicóloga responsável pela coordenação do grupo fará uma entrevista inicial individual com (os) inscritos (as) para entender melhor as necessidades de cada um (a) e explicar detalhadamente os objetivos e modos de funcionamento dos encontros, momento esse em que os (as) inscritos (as) irão confirmar seu interesse em participar. A entrevista inicial terá duração de até 50 minutos e será agendada particularmente com cada estudante entre os dias 26 de abril e 02 de maio.

Para se inscrever basta preencher este formulário link.ufms.br/grupoansiedade. Lembramos que as vagas são limitadas e encerraremos as inscrições assim que completarmos o limite de 15 participantes.

Responsáveis:
Fabio Barbosa Filho, psicólogo na Secretaria de Atenção ao Estudante em Campo Grande – Cidade Universitária (sease.proaes@ufms.br)
Roberta de Oliveira Maisatto, psicóloga no Serviço de Psicologia e Acessibilidade Pedagógica em Corumbá – Campus do Pantanal (sepap.cpan@ufms.br)