Estudantes do Câmpus Pantanal contam com nova disciplina para melhores práticas em gestão

Postado por: secdir cpan

A partir do primeiro semestre de 2021, o curso de Administração do Campus Pantanal (CPAN) passou a oferecer a disciplina de Governança Corporativa. “A disciplina é ministrada pela professora Caroline Gonçalves, na modalidade a distância, permitindo que diversos estudantes da UFMS possam cursar e, acima de tudo, entender o papel da governança, da ética e da responsabilidade social na gestão pública e privada. Isso é fundamental na formação de profissionais qualificados”, comenta o diretor do CPAN Aguinaldo Silva.

Disciplina será oferecida na modalidade a distância

Segundo o coordenador de Administração Fernando Thiago, são 60 estudantes matriculados. “A disciplina não tem nenhum pré-requisito. As vagas são oferecidas, preferencialmente, a acadêmicos de Administração. Mas, neste primeiro semestre, também temos cinco estudantes de outros cursos, como Ciências Contábeis, Direito, Sistemas de Informação e Educação Física participando”, detalha Fernando. “Estamos oferecendo essa disciplina pela primeira vez em nossa Instituição”, destaca.

Para a professora Caroline, a iniciativa da disciplina surge em meio à demanda das iniciativas privada e pública sobre as melhores práticas de gestão dentro das organizações garantindo sua idoneidade, profissionalismo nas ações, a necessidade de transparência, mecanismos de compliance com vistas à divulgação de informações a stakeholders e, principalmente, às comunidades que as organizações fazem parte, como uma maneira de promover melhores relações entre os agentes.

Palestras sobre o tema realizadas em 2019 despertaram interesse

“Abordar o tema da governança como uma disciplina optativa dentro do nosso curso e prevê-la em nosso novo projeto pedagógico vigente, foi uma intenção que nasceu no ano de 2019 quando recebemos o reitor Marcelo Turine, para ministrar uma palestra no dia do Administrador. Ele acabou por abordar o tema da governança no serviço público e, a partir disso, fizemos um convite para a coordenadora de Pesquisa e Conteúdo do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Camila Cristina da Silva, que também ministrou uma palestra para nossos estudantes naquele mesmo ano”, diz Caroline, que participou dos cursos de capacitação para EAD ofertados pela Agência de Educação e Ensino a Distância (Agead) da UFMS.

Em 2020, acadêmico apresentou TCC sobre governança pública

Na ocasião, o tema despertou o interesse dos estudantes, como João Victor Rodrigues Silva que elaborou seu trabalho de conclusão de curso, em 2020, sobre Mecanismos para exercício e controle da governança pública municipal – o caso da prefeitura municipal de Corumbá-MS. “A questão da governança está em evidência no Brasil e no mundo, ainda mais nesse momento pandêmico, acredito que essa disciplina seja vital para o desenvolvimento de um administrador pleno, convicto e capaz de ser gestor de uma empresa, seja ela privada ou pública. Compliance, ética, transparência e otimização dos recursos são essenciais em qualquer organização e aprender mais sobre isso foi vital para o meu desenvolvimento como administrador. Acredito que a governança é o presente e o futuro da profissão, uma área ‘nova’, mas com muito campo de exploração e espaço para desenvolvimento pessoal e profissional, agradeço a professora Caroline e a Camila do IBGC, minhas grandes incentivadoras a buscar conhecimento e trilhar esse caminho”, ressalta João Victor.

A programação da disciplina conta com os seguintes módulos: Introdução à Governança Corporativa; Conceitos básicos em Governança Corporativa; Código de Governança Corporativa e Agenda Positiva de Governança; Compliance, Divulgação de informações e governança; Governança Pública e Governança Corporativa. “Devido a oferta não ser obrigatória para o curso de Administração, nosso planejamento é oferecê-la todo primeiro semestre de cada ano”, explica o professor Fernando. “Essa disciplina é essencial para desenvolver modelos de gestão ligadas às necessidades não somente da organização como também demais interessados, inclusive a sociedade ou comunidade na qual está inserida. Além disso trabalha com habilidades e competências que proporcionam aos estudantes valorizarem a transparência nas organizações e ações responsáveis”, diz o coordenador.

60 acadêmicos de Administração e outros cursos vão cursar a disciplina neste semestre

“Trazer um tema tão relevante como a governança corporativa para a UFMS me deixou muito contente pelo fato de ser um assunto atual e muito importante para qualquer organização, visto que a partir dela temos uma empresa bem estruturada”, relatou o acadêmico do terceiro ano Gerson Júnior Rocha do Amaral. “No atual momento em que estamos vivendo, o ensino a distância me agrada muito no que diz respeito à flexibilidade para assistir as aulas. E na disciplina de Governança Corporativa, por exemplo, temos a liberdade de cumprir no nosso tempo, ou seja, os módulos estão disponíveis para o acesso com a possibilidade de fazer e refazer para entender o tema proposto”, comenta Gerson.

Novo projeto pedagógico

De acordo o professor Fernando Thiago, a disciplina integra a grade curricular do novo projeto pedagógico do curso, aprovado para o início deste ano. Ele falou que as principais inovações no novo projeto estão relacionadas à parte tecnológica e a inserção de mais conteúdos que possibilitem a promoção de responsabilidade social, governança, transparência e desenvolvimento sustentável.

“Desde o ano passado estamos discutindo no Núcleo Docente Estruturante (NDE) a reformulação do projeto pedagógico do curso e duas coisas foram importantes neste processo: os novos desafios como as rupturas em todas as indústrias por meio da transformação digital, novas tecnologias e as mudanças na forma como a pessoas vivem, trabalham e se comunicam; e as competências e habilidades do administrador mais importantes para impactar a sociedade, frente a esses desafios”, destaca Fernando.

Segundo o coordenador, foi estabelecido um diálogo com as áreas de sistemas, ciência e engenharia da computação/informação e sua relação com os negócios. “Tudo isso resultou na inclusão de disciplinas e conteúdos que trabalham de forma interdisciplinar, como ambientes digitais, gestão de sistemas de informação, gestão da inovação e linguagem das tecnologias. Além disso, outras habilidades importantes como as chamadas soft skills, são trabalhadas em disciplinas como inteligência emocional, felicidade e, ainda, conteúdos que promovam a responsabilidade e desenvolvimento social como: Inovação Social, Economia Ambiental, Educação Ambiental, Desenvolvimento Territorial, Gestão Socioambiental, além da disciplina de Governança Corporativa”, explica.

“Outro componente importante foi a aproximação e realização de trabalhos com o curso de graduação em Sistemas de Informação, culminando na realização de um evento acadêmico denominado Encontro de Inovação Tecnológica e Gestão (EITEG), cuja primeira edição ocorreu totalmente de forma virtual em setembro do ano passado e se mostrou uma parceria muito produtiva. Nossa proposta é manter edições anuais deste evento”, ressalta.

Texto: Vanessa Amin

Imagem: reprodução AVA

Fotografias: Yuri Rangel Yarzon e Ewerton Ardaya