Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação será realizado na próxima semana

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Na próxima terça-feira, 3, o Campus de Naviraí da UFMS realiza a quarta edição do Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (Eigedin), com o tema Cidade e Campo MAIS Humanos e MAIS Inteligentes. Devido ao contexto atual e as contingências experimentadas pela pandemia do novo coronavírus, o evento será totalmente on-line e gratuito.

Além dos cursos de graduação do Campus de Naviraí, o evento conta com a parceria dos câmpus de Nova Andradina, Aquidauana e do Pantanal, do mestrado profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Esan/UFMS), do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da Prefeitura Municipal de Naviraí. “Apesar de ter sido criado pelo curso de Administração do Campus de Naviraí, o Eigedin sempre teve a perspectiva de ser multidisciplinar, englobando temáticas transversais não só aos cursos do nosso campus, como à toda UFMS e parceiros de outras instituições, tendo como eixo norteador o desenvolvimento local e regional”, afirma o professor Victor Fraile Sordi, um dos organizadores da edição.

De acordo com o professor, é possível observar uma evolução em termos quantitativos e qualitativos dos trabalhos apresentados, bem como a ampliação do alcance do evento em número de autores e instituições participantes. Na primeira edição, realizada no ano de 2017, foram apresentados 105 trabalhos, em 2018 foram 136 trabalhos e, em 2019, foram apresentados 167 trabalhos.

Na edição de 2020 os números cresceram ainda mais e 294 trabalhos foram aprovados para apresentação no evento, dentre artigos, relatos de prática e resumos expandidos oriundos das cinco regiões do país, com a participação de 717 autores distintos, de 88 instituições nacionais e internacionais. “Nesta edição recebemos mais trabalhos de mestrandos, doutorandos e pesquisadores já com experiência, e pelas avaliações que recebemos dos pareceristas, teremos trabalhos muito bons sendo apresentados no evento”, comenta a professora Sibelly Resch, que participa da comissão científica desde a primeira edição.

Para a estudante Letícia Maria Santos da Cruz, membro da equipe organizadora, participar do Eigedin tem sido uma experiência incrível para a vida profissional, pessoal e acadêmica. “Tive a oportunidade de participar de todo o processo de preparação, organização e execução do evento. Todo esse conhecimento adquirido está sendo importante para minha formação. Ver o evento chegar na proporção que está, mobilizando tantas pessoas, lugares e instituições é sensacional e só reforça o bom trabalho que vem sendo feito”.

Segundo o professor do Campus do Pantanal, Fernando Thiago, “o Eigedin desponta como um dos principais eventos do país, proporcionando discussões de elevado nível e contribuindo com o avanço da ciência brasileira. Trata-se de uma oportunidade ímpar para autores discutirem seus trabalhos e ampliarem suas redes de pesquisa, além de proporcionar contribuições relevantes, inicialmente pela avaliação peer review de pesquisadores da área no pós-submissão, depois nas discussões durante as apresentações e posteriormente nos possíveis fast tracks para os artigos selecionados”, explica.

Já para o professor Cícero Costa, do Campus do IFMS de Naviraí, “o Eigedin é um evento fundamental para inserção dos nossos estudantes na pesquisa. Desta forma, é possível apresentar o potencial da região por meio de projetos e artigos científicos, e com isso despertar em nossos alunos a participação na pesquisa científica”, declara.

Este projeto é um dos vários contemplados com o fomento da UFMS via edital PROFE 2020, que garantiu quatro bolsas de extensão e custeio de materiais e serviços para a sua execução. O trabalho de divulgação dos resultados da terceira edição do evento foi premiado no Integra 2020 na categoria “Destaques Pró-Reitorias”, na área de Ciências Sociais Aplicadas. Dentre os motivos, estão o impacto da ação e o conhecimento acadêmico proporcionado.

Divulgação e feedback do público

As mídias sociais do evento (Facebook e Instagram) foram criadas no ano de 2019 para a 3ª edição. Deste então o público vem crescendo, com aumento constante de pessoas alcançadas, engajamento e curtidas. Nos últimos 30 dias as interações do público aumentaram 60% e as cidades com maior engajamento na página do Instagram são Naviraí, Campo Grande, Dourados, Nova Andradina e Itaquiraí.

Os conteúdos são publicados diariamente em formato de stories com informações sobre o evento, as inscrições, o Campus de Naviraí, o estado de Mato Grosso do Sul e também sobre os temas envolvidos. Semanalmente são feitos posts sobre informações fixas relacionadas aos acontecimentos mais importantes, como as divulgações de abertura de inscrições para ouvintes, lista de trabalhos aprovados e instruções para a apresentação de trabalhos.

Programação

Mesas-redondas:

  • 03/11/2020 – às 19h (MS)
    Mesa-Redonda de Abertura: “Cidade e Campo Mais Humanos e Mais Inteligentes” com Prof. Dr. Rafael Chiuzi (Universidade de Toronto), Prof. Dr. Neri dos Santos (CEO do Instituto STELA) e  Marcelo de Andrade Cruzeiro Júnior (Gerente de produtos digitais da WEG).
  • 04/11/2020 – às 14h (MS)
    Mesa-Redonda 2: “Desafios da Gestão Pública Educacional no Cenário 2020” com  Miguel Morales Elox,  Claudicir Brazilino Picolo, Caroline Touro Beluque e Thiago Moessa Alves.
  • 05/11/2020 – às 14h (MS)
    Mesa-Redonda 3: “Boas Práticas para Publicações Internacionais: Pesquisas Quantitativas e Qualitativas” com  Prof. Dr. João Augusto Rossi Borges (Wageningen University/UFGD) e Profa. Dra. Erlaine Binotto (UFGD).

Roda de conversa com empresários:

  • 06/11/2020 – às 19h (MS)
    Com Filipe Rodrigues Conter (Transformação Digital SICREDI), Oscar Tenuta Filho (Brasil Cowboy), Cristiane Ziliotto (Carambola Luminárias) e Valmiro Marques Souza (Requinte com Aconchego).

Apresentações de trabalhos:

  • 04/11/2020
    Sessões On-line de Apresentação de Trabalhos 1, às 18h30
    Sessões On-line de Apresentação de Trabalhos 2, às 20h30

Minicursos:

  • 05/11/2020
    Primeira Sessão de Minicursos às 18h30
    Segunda Sessão de Minicursos às 20h30

Inscrições

As inscrições para o evento estarão abertas até o dia 3 de novembro para ouvintes e até 2 de novembro para autores, e deverão ser realizadas por meio do link eigedin.ufms.br/inscricao. Para participar dos minicursos, basta acessar eigedin.ufms.br/minicursos-2020 e realizar a inscrição até 5 de novembro, antes do início das atividades.

 Para mais informações acesse eigedin.ufms.br ou envie um e-mail para eigedin.cpnv@ufms.br.

Texto: Adolpho Nilson Prado (estagiário da Agecom no CPNV)