Inscrições para o Integra UFMS devem ser feitas no próximo mês

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Considerado o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, o Integra UFMS vai abrir inscrições para participação dos estudantes no próximo mês. “Alertarmos os acadêmicos a procurarem seus professores o quanto antes e já irem pensando em uma forma criativa de preparar o vídeo da apresentação”, comenta a coordenadora do Integra UFMS Luciana Montera.

O prazo começa no dia 6 de agosto e os estudantes terão até o dia 17 para realizar a inscrição no Sigproj. “É importante que todos observem atentamente ao edital, especialmente em relação aos principais pontos que serão avaliados pela comissão julgadora”, alerta Luciana. Por conta da pandemia da Covid-19, esta quarta edição será realizada em um novo formato: Integra UFMS Live. Os estudantes devem elaborar um resumo e um vídeo, que irá substituir a apresentação presencial que ocorria no ginásio Moreninho.

Podem participar do Integra UFMS acadêmicos que desenvolvem atividades ligadas aos programas institucionais de Iniciação Científica e Iniciação à Docência, às ações desenvolvidas no Programa de Educação Tutorial (PET), no âmbito do ensino e da extensão universitária, ligas acadêmicas, além dos trabalhos desenvolvidos nas empresas juniores. A semana do evento, que acontece de 5 a 9 de outubro, agrega também A Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS). Na Fetec-MS são reunidos os melhores trabalhos desenvolvidos por alunos da educação básica.

Inscrições

Apenas um estudante deve submeter a inscrição do trabalho no Sigproj, independentemente de ser autor ou co-autor. É necessário anexar documento de anuência do orientador ou coordenador do projeto de vinculação da proposta em formato PDF (modelo disponível no Sigproj), resumo do trabalho (modelo e orientações no Sigproj) e vídeo de apresentação.

Em relação ao vídeo, especificamente, deve ter duração máxima de cinco minutos e ser inserido no Youtube ou no Google Drive do proponente, com visibilidade pública ou não listado. O link do vídeo deve ser inserido no Sigproj no momento da inscrição do trabalho. “O vídeo será uma forma de interação com a comissão de avaliação e, portanto, deve conter o objetivo do trabalho, sua relevância, metodologia utilizada e resultados alcançados”, explica Luciana Montera.

De acordo com a coordenadora, após a análise das inscrições pela comissão avaliadora serão divulgados os resultados preliminares no dia 31 de agosto. Os estudantes que tiverem seus trabalhos aprovados com ressalvas terão até o dia 8 de setembro para reenviar o resumo/vídeo com os ajustes via Siproj ou para o e-mail integra@ufms.br. A previsão de divulgação do resultado final é dia 14 de setembro.

Premiação

Segundo a coordenadora do Integra UFMS, todo o material estará disponível na página do Integra durante a semana do evento. “Como ocorreu nas edições anteriores, teremos a avaliação dos trabalhos por técnicos e docentes da UFMS, bem como por convidados externos à nossa instituição. A avaliação acontecerá também de forma virtual, a partir da leitura dos resumos e avaliação dos vídeos pelos avaliadores que, como no ano passado, utilizarão o aplicativo SAFEC, cuja nova versão está sendo desenvolvida pelo acadêmico Mário de Araújo Carvalho, do curso de Ciência da Computação, sob orientação do professor Amaury Antônio de Castro Junior da Faculdade de Computação” esclarece Montera.

Os melhores trabalhos serão premiados no encerramento do evento, dia 9 de outubro. Serão adotados os seguintes critérios para julgamento: estrutura visual, organização e disposição das informações no vídeo, postura na apresentação, clareza na exposição e articulação de ideias, na abordagem dos conteúdos e criatividade na produção do vídeo. “Além dos melhores trabalhos escolhidos pela comissão, haverá premiação para aqueles que tiverem mais visualizações durante os dias do evento”, destaca Luciana.

A página do evento integra.ufms.br está sendo preparada e logo irá apresentar todas as informações sobre o evento deste ano “Recomendamos que os estudantes acessem o site regularmente para acompanharem todos os passos que antecedem a realização do evento”, conclui a coordenadora.

Confira o edital abaixo:

Download (PDF, 429KB)