Vem aí: VII Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços

Postado por: LEANDRO DOS SANTOS PEREIRA

Inscrições pelo endereço: sef.ufms.br/vii

 

“Convidamos a comunidade acadêmica para a sétima edição do Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços (VII SEF), a ser realizado entre os dias 7 e 9 de outubro de 2019 na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Câmpus do Pantanal) na cidade de Corumbá.
O evento bianual já está consolidado na agenda acadêmica e é um ponto de encontro para professores, profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação que se interessam por temáticas diversas relacionadas à fronteira.  Desde a primeira edição, o SEF tem recebido pesquisadores de renome nacional e internacional e gestores com larga experiência em questões fronteiriças, que contribuíram para a ampliação do conhecimento sobre as fronteiras políticas internacionais a partir de um enfoque interdisciplinar.
VII SEF traz mesas temáticas sobre temas contemporâneos a fim de estimular o diálogo entre os especialistas e o público. A apresentação dos trabalhos completos por pesquisadores, profissionais e pós-graduandos permite compartilhar pesquisas já avançadas nas discussões dos grupos de trabalho, organizados em torno de eixos temáticos. Os alunos de iniciação científica têm a oportunidade de aprimorar sua formação expondo pôsteres (banners).
O evento abrigará, ainda, a discussão dos periódicos e das metodologias relevantes para o campo, no 4º Colóquio Unbral de Estudos Fronteiriços. O VII SEF contará também com oficinaslançamento de livros e de documentáriossobre a zona de fronteira México-Estados Unidos e sobre a zona de fronteira entre Brasil, Guiana Francesa, Suriname e Guiana.
A comissão organizadora do evento congrega pesquisadores do Mestrado em Estudos Fronteiriços da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); do Grupo Retis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); do GREFIT da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e de instituições internacionais como o Colégio da Frontera Norte (El Colef) do México e o Instituto de Estudios Internacionales (INTE) da Universidad Arturo Prat do Chile”.