UFMS e Com6ºDN lançam o Programa Marinheiro Empreendedor

Postado por: Aryel Cerqueira Alvares

A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Comando do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil (Com6ºDN) firmaram no dia 14 de junho, no gabinete do Com6ºDN, uma importante parceria para a fronteira oeste do País: o Programa Marinheiro Empreendedor. As instituições irão promover o desenvolvimento de competências necessárias à formação empreendedora dos Marinheiros que possuem contratos temporários de serviço com a Marinha do Brasil (MB) em Ladário, os MN-RM2.

A parceria, pioneira na MB, tem como propósito oportunizar aos participantes o desenvolvimento de um plano de carreira empreendedor, inovador e de acordo com as possibilidades de modelos de negócios sustentáveis para a região. O programa irá proporcionar, também, conhecimento acerca das áreas de planejamento, marketing, economia e finanças.

Na ocasião, o Comandante do Com6ºDN, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, agradeceu aos envolvidos por tornar realidade um projeto tão valoroso para a sociedade local. “O programa dará continuidade ao desenvolvimento sócio-educativo e cultural dos MN-RM2, qualificando nossos jovens para o mercado de trabalho após deixarem as fileiras da MB, enriquecendo-os de conhecimento, inovação e espírito empreendedor”.

O Reitor da UFMS, Prof. Dr. Marcelo Augusto Santos Turine, ressaltou as expectativas para a formação continuada dos jovens temporários da MB. “Além de oferecer conteúdos de gestão, negócios e finanças, esperamos despertar nos marinheiros o espírito empreendedor, para que futuramente eles possam, de repente, abrir seus negócios e se tornarem parceiros estratégicos no MS. Estamos muito felizes com essa parceria, acredito que faremos um belo trabalho juntos, o qual, certamente, se tornará referência em todo o País”.

A coordenação do programa no Com6ºDN ficará a cargo do Centro de Intendência da Marinha em Ladário, que fará a seleção, inicialmente, de 25 MN-RM2. As aulas estão previstas para iniciarem no mês de agosto. Pela UFMS, também participaram da reunião o Comandante Paulo Lameira, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Nalvo Franco; o Diretor do Câmpus do Pantanal, Prof. Dr. Aguinaldo Silva; a Prof.ª Dr.ª Beatriz Lima de Paula; e a Prof.ª Dr.ª Roosiley dos Santos Souza, Administradora do programa.

Texto: Marinha do Brasil, adaptado.

Confira abaixo algumas fotos do lançamento do programa: