Acadêmica do CPAN/UFMS – curso de Educação Física – apresenta trabalho em Montevidéu-URUGUAI

Postado por: carlo

Ocorreu entre os dias 17 e 19 de outubro deste ano, em Montevidéu (Uruguai), o XVII Encuentro Nacional XII Internacional de Investigadores em Educación Física y III Encuentro Nacional de Extensión , ambos realizados pelo Instituto Superior de Educación Física (ISEF) da Universidad de la República. Ressalta-se que o evento, desde sua primeira edição (1994), tem crescido de forma consistente, contando com a participação de pesquisadores de vários países, trazendo diferentes visões que aumentam o alcance da área, com o objetivo de visualizar os desafios para pesquisa, extensão e ensino nesse campo de atuação, tanto nacional quanto internacionalmente. 

Em 2018, segundo os organizadores, foram três dias intensos de trabalho, com uma média de 250 participantes por dia, atacando três temas centrais, chamados, no geral, de: “Política-Ciência-Técnica”, “Entretenimento-Educação-Ensino” e “Teoria e Objeto”, respectivamente. Nessa edição a acadêmica Ana Claudia Guilherme da Rosa, do curso de Educação Física – Câmpus Pantanal, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), financiado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física do Pantanal (GePPan), apresentou o trabalho intitulado: “O Sistema educacional Brasil-Bolívia e a perspectiva intercultural na Educação Física escolar”, sob orientação do Prof. Dr. Carlo Henrique Golin (CPAN/UFMS), que é o líder do GePPan e tutor no PIBIC. No referido trabalho foi apresentado resultados parciais de sua pesquisa de sua Iniciação Científica, obtidos no primeiro ano no programa (2017-2018), trazendo como tema principal a discussão sobre a Educação Intercultural na fronteira Brasil-Bolívia e seus respectivos sistemas educacionais. 

Segundo Ana Claudia o evento foi de grande importância para sua formação universitária, sobretudo pela troca de experiências internacionais, o que aumento a sua bagagem de conhecimento para auxiliar as pesquisas futuras. Ela também destaca que, além dessa primeira apresentação, o mesmo projeto de pesquisa (PIBIC) já teve outros trabalhos aceitos, sendo que um trabalho completo será publicado no início de 2019 na revista digital “Coleção Pesquisa em Educação Física”.

Imagem construída das participantes na mesa redonda: da esquerda para direita, Tamara (mediadora ISEF); Ana Claudia (acadêmica do CPAN/UFMS); Darrigol (ISEF); Páez (ISEF).