PROAES divulga Processo seletivo para Auxílios de Assistência Estudantil, tem novidades!!!

Postado por: Franciele Santana

Além de oportunidades para auxílio alimentação e permanência, edital abre inscrições também para auxílio moradia e auxílio creche

Por meio do Edital de n°10 a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES) abre processo seletivo de discentes de graduação para auxílios de Assistência Estudantil. As inscrições podem ser feitas de 1° a 15 de agosto por meio do preenchimento de um formulário online, da entrega de documentos comprobatórios e de entrevistas presenciais.

As novidades deste edital são a mudança da nomenclatura “bolsa” para “auxílio” no caso da permanência e a inclusão dos novos auxílios: moradia e creche. Ao todo são 1208 oportunidades de auxílio distribuídas por todos os câmpus da UFMS, sendo 251 para alimentação, 257 para permanência, 600 para moradia e 100 para creche.

Segundo a chefe da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (Ciae), Professora Marta Costa Beck, outra novidade interessante é que “todos os auxílios ofertados neste edital podem ser acumulados entre si e com outras bolsas de ensino, pesquisa, extensão e inovação sob governança da UFMS, desde que o somatório de todos os valores dos auxílios acumulados e recebidos pelos discentes não ultrapasse o valor equivalente a um salário mínimo e meio vigente (R$ 1.405,50)”.

Auxílios

Os valores dos auxílios mensais são: R$400 para permanência, R$400 para moradia, R$250 para alimentação e R$150 para creche.

A chefe da Ciae/Proaes explica que o auxílio moradia é destinado a alunos que são oriundos de município diferente do qual estudam ou vão estudar, e que, para o auxílio alimentação, só podem concorrer acadêmicos dos câmpus onde não existe Restaurante Universitário.

Sobre o auxílio creche, trata-se de um apoio financeiro mensal para discentes matriculados em cursos de graduação na UFMS que sejam pais, mães ou responsáveis por crianças de até 5 anos de idade e que tenham comprovação da espera por uma vaga em algum centro de educação infantil no município onde cursam a graduação.

Inscrições

Os interessados devem primeiro preencher o Formulário Socioeconômico disponível no site da PROAES no link: sistemas.ufms.br/inscricao. Esta etapa é classificatória e todas as informações apresentadas deverão ser comprovadas durante a etapa das entrevistas por meio de documentos. A não veracidade das informações apresentadas durante o preenchimento do formulário online acarretará na desclassificação do discente.

Mais informações podem ser obtidas no edital disponível a seguir:

Download (PDF, 796KB)