Simpósio Internacional NEXOS Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar Centro Oeste: Gênero e Sexualidades, Cultura e Educação

Postado por: Luciano Édipo

Primeira etapa do Plano de trabalho com apoio PAPOS:

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Será emitido certificado de participação de 20 horas, mediante assinatura na lista de presença.

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Arte: Will Schmitt

Instituição financiadora:

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PROGRAMAÇÃO DETALHADA:

Dia 28/10

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Dia 29/10

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Dia 30/10

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Livros dos autores Dr. Ravel Giordano Paz (divulgação) e Dr. Fabio Akcelrud Durão

Apoio: Café Literário
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Dr. Arnold Farr

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Arnold L. Farr recebeu seu doutorado em filosofia pela Universidade de Kentucky em 1996. Ele se tornou um membro do departamento de filosofia na Universidade de St. Joseph, na Filadélfia PA onde foi Professor Titular em 2002. Depois de 12 anos na Universidade de St. Joseph, Arnold foi contratado pela Universidade de Kentucky. Seus interesses de pesquisa são o Idealismo Alemão, o Marxismo, a teoria crítica, filosofia da raça, o pós-modernismo, a psicanálise e filosofia da libertação. Ele publicou numerosos artigos e capítulos de livros sobre todos estes assuntos. Ele é coautor e coeditor de Grupos Marginais e Cultura Americana Dominante. Em 2009 ele publicou a Teoria Crítica e Visão Democrática: Herbert Marcuse e Recentes Filosofias de Libertação. Ele está atualmente trabalhando em um livro sobre raça, uma coleção de ensaios sobre Marcuse, e um manuscrito de autoria única intitulada Falso Reconhecimento, Rivalidade Mimética, e unidimensionalidade: Rumo a uma Teoria Crítica do Conflito Humano. Arnold é também o fundador e presidente da Sociedade Internacional Herbert Marcuse, que se reúne a cada dois anos.

Dr. Fabio Akcelrud Durão

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Professor Livre-Docente do Departamento de Teoria Literária da Unicamp. Formou-se magna cum laude em Português/Inglês pela UFRJ, e obteve o mestrado em Teoria Literária pela UNICAMP. Seu doutorado foi feito na Duke University, onde estudou com Frank Lentricchia e Fredric Jameson. É autor de *Fragmentos Reunidos* (Nankin, 2015), *Modernism and Coherence* (Peter Lang, 2008) e *Teoria (literária) americana* (Autores Associados, 2011); coeditou, entre outros, *Modernism Group Dynamics: The Politics and Poetics of Friendship* (Cambridge Scholars Publishing, 2008); e organizou *Culture Industry Today* (Cambridge Scholars Publishing, 2010). Editor Associado da revista *Alea*, publicou diversos artigos no Brasil e no exterior, em periódicos como *Critique*, *Cultural Critique*, *Luso-Brazilian Review*, *Parallax*, *The Brooklyn Rail* e *Wasafiri*. Seus interesses de pesquisa incluem a Escola de Frankfurt, o modernismo de língua inglesa e a teoria crítica brasileira. Atualmente é presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL).

Dra. Isabella Fernanda Ferreira

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Formação acadêmica em Educação desenvolvendo pesquisas com o auxílio da Filosofia e da Sociologia – em especial – com as contribuições da Escola de Frankfurt. Concluiu Magistério integral no CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério no Estado de São Paulo). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/FCLAr) e Doutora em Educação Escolar pela UNESP/FCLAr. Professora Adjunta II com regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Social da UFMS. Uma das Fundadoras e Coordenadoras na Rede Nacional de Pesquisa “NEXOS -Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar”; – com sedes na UFMS (Centro-Oeste/Norte), UFC (Nordeste), UFABC (Sudeste) e UDESC (Sul). Interesses de Temas de Pesquisa: a relação da Educação Social em seus diferentes fenômenos sociais em relação com a Mídia, Tecnologias, Cultura, Artes e, Organização do Trabalho em seus aspectos objetivos e subjetivos na perspectiva da Teoria Crítica ou Escola de Frankfurt.

Dr. Tiago Duque

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Tiago Duque é professor do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Campo Grande) e do Mestrado em Educação (Campus do Pantanal – Corumbá). Desenvolve atividades, projetos e pesquisas sobre gênero, sexualidade e diferenças. Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2013) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2009). Fez graduação e licenciatura em Ciências Sociais (2005) e graduação em Ciências Religiosas (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas. Foi professor do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) e coordenou a área de sociologia no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da PUC Campinas. Também tem experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio, Educação Social de Rua, Movimentos Sociais e Educação à Distância. Atuou no Governo Municipal de Campinas, na Secretaria de Saúde, como assessor do Núcleo de Educação e Comunicação Social (NECS) do Programa Municipal de DST/Aids. Participou da implementação da Área de Pesquisa; Diversidade sexual, poder e diferença junto ao PAGU – Núcleo de Estudos de Gênero – UNICAMP. É coordenador do Impróprias – Grupo de pesquisa em gênero, sexualidade e diferenças (CNPq/UFMS).

Dra. Constantina Xavier Filha

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Graduada em Pedagogia pela Faculdade Unidas Católicas de Mato Grosso (1990), com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo – FEUSP (2005) e realização de Pós-Doutorado pela Unicamp (2014/205). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, campus de Campo Grande, atuando na Unidade de Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais e no Programa de Pós-graduação em Educação (CPAN/UFMS). Atua na formação inicial e continuada de educadoras e educadores e em pesquisas nas seguintes áreas: educação sexual, educação para a sexualidade, estudos de gênero, sexualidade, gênero e educação, violências de gênero, violências contra crianças e adolescentes e relações pedagógicas. Coordenadora do GT 23 da ANPEd Centro-Oeste. Líder/coordenadora do GEPSEX – Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Educação e Gênero – CNPq/UFMS. Coordenadora de projetos de extensão em apoio da SECADI/MEC (de 2006-2013) e da PREAE/UFMS. Autora e organizadora de livros, artigos e materiais educativos para a educação para a sexualidade, para a equidade de gênero e para a diversidade sexual, entre eles, livros para a infância: As aventuras da Princesa Pantaneira (2012); Meninas e meninos têm direitos (2014); Viver sem violência é um direito (2014); Do meu corpo eu cuido e protejo (2014); Princesa Pantaneira em: brincando no mundo mágico do cinema (2014). Diretora e Produtora de filmes de animação produzidos com crianças de escolas públicas de Campo Grande/MS: Jéssica e Júnior no mundo das cores (2010); Ser criança em Campo Grande: um documentário animado (2011); A Princesa Pantaneira (2012); Queityléia em perigos reais (2012); João e Maria: dos contos à realidade (2013) e Direitos das crianças: uma aventura intergaláctica (2013).

Dra. Josiane Peres Gonçalves

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Josiane Peres Gonçalves é Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 2009; Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela mesma instituição em 2002; graduada em Pedagogia pela Universidade Paranaense em 1998. É Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV), com regime de dedicação exclusiva. Tem experiência como diretora de campus, coordenadora do curso de Pedagogia, docente de diversos cursos de licenciaturas e especialização, e ainda como professora da Educação Básica. Atua na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE). Coordena a pesquisa: Representações Sociais de Famílias, Gestores e Docentes do Gênero Masculino do Estado de Mato Grosso do Sul Sobre a Atuação de Homens Professores com Crianças, financiada pelo CNPq.

Dr. Ravel Giordano Paz

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Possui graduação em Letras (Licenciatura Plena – Português/Inglês) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Teoria e História da Literatura pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2006). No mestrado, estudou o espaço da contradição nos dois primeiros romances de Chico Buarque, Estorvo e Benjamim, e no doutorado o sublime romântico em Machado de Assis, numa aproximação contrastiva com a obra de Almeida Garrett. Interessa-se, atualmente, pelas relações entre música e literatura, propondo o estudo de álbuns de canções como obras literomusicais. Atua nesse sentido junto ao Grupo de Pesquisa Historiografia, cânone e ensino.

Dr. Julio Augusto Xavier Galharte

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Possui Pós-doutorado em Teoria Literária pela UNICAMP, mestre e doutor em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela USP, graduado em Letras pela UFMS; professor na UEMS.

Dr. Rauer  Ribeiro Rodrigues

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Professor Associado da UFMS, atua na área de Literatura Brasileira no Câmpus do Pantanal, em Corumbá, atua como professor permanente no PPG-Letras Mestrado e Doutorado da UFMS de Três Lagoas. Integra o GT História da Literatura da ANPOLL. Coordena o Grupo de Pesquisa Luiz Vilela – GPLV (http://gpluizvilela.blogspot.com). Possui graduação em História (ISEPI, 1991), especialização em Literatura Comparada (UFU, 2001), doutorado em Estudos Literários (Unesp, Araraquara, 2006), e Pós-Doc (UERJ, 2012). Suas publicações voltam-se principalmente para os seguintes temas: literatura brasileira, história da literatura, literatura e ensino, teoria da literatura, conto, e literatura regional de Mato Grosso do Sul. É ficcionista, com sete títulos publicados.


nexos

Rede Nacional de Pesquisa “NEXOS Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar”

 

Que o impulso de visão de mundo a orientar o trabalho desde Instituto possa ser a vontade inflexível de servir

(Discurso de posse à direção do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt de Max Horkheimer)

A Rede Nacional de Pesquisa “NEXOS – Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar” foi fundada no dia 05/09/2014 pelas professoras pesquisadoras Dra. Isabella Fernanda Ferreira, Dra. Deborah Christina Antunes e Dra. Marilia Mello Pisani. Do encontro ocorrido nessa citada data no município de Piracicaba no Estado de São Paulo a convite da prof. Dra. Isabella Fernanda Ferreira, propostas comuns de pesquisa com a Teoria Crítica, bem como, trabalhos já desenvolvidos por cada uma dessas docentes em suas experiências passadas estabeleceram intersecções que possibilitou a criação da Rede Nacional de Pesquisa em Teoria Crítica – NEXOS.

Após esse primeiro encontro iniciamos um processo de reuniões virtuais e novos contatos com outros pesquisadores e estudantes para a formalização da Rede Nexos de Pesquisa junto ao CNPq com o objetivo de conseguirmos sedes interinstitucionais do Nexos em cada região do nosso país. Esse processo – caracterizado pela fase de iniciação e organização das sedes Nexos, teve seu início em nossa primeira reunião on line, datada de 27 de outubro de 2014 em que decidimos que a Rede Nexos de Pesquisa seria estrutura pelas diferentes regiões do Brasil. O processo de estruturação dessas diferentes sedes regionais durou até 03 de novembro de 2015.

Historicamente a formalização do Rede Nexos no CNPq cronologicamente se efetivou da seguinte maneira: o NEXOS – Centro-Oeste coordenado pela prof. Dra. Isabella Fernanda Ferreira tendo como sede a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foi certificado em 15/07/2014, cujo, nome na época era GEPE “Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão: Teoria Crítica e Formação Cultural” modificado em 12/11/2014 para “Nexos Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar Centro-Oeste”; o NEXOS – Nordeste coordenado pela prof. Dra. Deborah Christina Antunes tendo como sede a UFC (Universidade Federal do Ceará) foi certificado em 18/04/2015; o NEXOS – Sudeste coordenadora pela prof. Dra. Marilia Mello Pisani tendo como sede a UFABC (Universidade Federal do ABC) foi certificado em 29/04/2015, o NEXOS – Sul coordenado pela prof. Dra. Roselaine Ripa tendo como sede a UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina) em 03/11/2015 e, por fim; a sede do NEXOS – Norte sob a coordenação da prof. Dra. Rosely Cabral Giordano da UFPA (Universidade Federal do Pará) que realizou a opção por funcionar conjuntamente com o NEXOS Centro-Oeste que se fundiu em NEXOS Centro-Oeste/Norte. Enfatizamos que tal processo se encontrará sempre flexível para novas reestruturações com a finalidade de estarmos sempre recebendo novos pesquisadores, estudantes, bem como, parceiros nacionais e internacionais para o desenvolvimento de nosso trabalho de pesquisa coletiva. Acrescentamos que cada sede do NEXOS possui pesquisadores e estudantes de diferentes Universidades que podem ser detalhadamente visualizados no Portal de Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Nesse sentido, a Rede de Pesquisa Nexos, procurando cumprir o ideal inicialmente pensado pelos Teóricos Críticos de uma pesquisa que seja uma construção coletiva e interdisciplinar fundamentadas em um mesmo método de análise, estruturou a  sua dinâmica de funcionamento na seguinte organização: cada sede regional possui seus grupos de estudos, orientação e pesquisas locais com os estudantes e pesquisadores de suas universidades, como também estabelecem parcerias regionais com outros pesquisadores e grupos. Por meio da Rede Nexos, as pesquisas permanecem conectadas com as cinco regiões do país: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Do confronto entre os resultados das pesquisas nas diversas regiões espera-se criar um mapa das expressões sociais, políticas e culturais contemporâneas, estabelecendo uma maior integração entre as pesquisas acadêmicas e a produção de conhecimento em teoria social no país.

Os encontros entre as coordenadoras das diferentes sedes da Rede Nexos de Pesquisa ocorrem virtualmente e presencialmente com a finalidade de estabelecerem mediação entre as decisões dos demais pesquisadores da Rede. A Rede Nacional Nexos de Pesquisa realiza eventos científicos rotativos pelas suas diferentes sedes regionais objetivando o planejamento de pesquisas coletivas envolvendo os pesquisadores de todos os grupos interinstitucionais, como também de pesquisas locais envolvendo as regiões do país em suas idiossincrasias locais. Os eventos científicos com a presença dos pesquisadores das cinco regiões do país sempre abordarão temáticas relacionadas às pesquisas coletivas que os mesmos tiverem a intenção de desenvolver com a finalidade de promover o planejamento e acompanhamento das mesmas.

Interessa-nos com essa Rede de Pesquisa, atualizar as análises e diagnósticos de alguns dos pensadores da assim chamada Escola de Frankfurt compreendendo que os diagnósticos feitos por eles precisam ser revitalizados, como é próprio a uma teoria materialista e histórica, na qual, essa atualização tem como finalidade avançar num sentido específico, que segundo Horkheimer no seu discurso de posse do Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt é o de construir uma teoria da sociedade, na qual,  a filosofia não seja separada da pesquisa empírica.

Desde o nascimento do Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt era claro para os teóricos críticos que a complexidade das experiências contemporâneas exigia um trabalho de pesquisa amplo, de característica coletiva e interdisciplinar, capaz de, no contato com os fenômenos históricos em transformação, acessar a materialidade histórica que estaria na base de seus conceitos filosóficos fundamentais. De Kant a Hegel e Marx, a ideia de que a filosofia social que se ocupa do “destino dos homens” precisa integrar a contribuição do conhecimento científico anima muitas das pesquisas dos frankfurtianos. Não se travava, para eles, de fazer com que a filosofia assumisse os problemas decisivos em termos de valores e questões fundamentais sobre a realidade que as ciências não conseguiam resolver, enquanto estas, recolhendo dados empíricos, iriam, por sua vez, acumulando uma infinidade de dados especializados: mais do que isso, a ideia é que os problema humanos mais amplos, guiando as pesquisas particulares, e estas, com seus resultados, influenciando a forma de pensar e resolver estes mesmo problemas, pudessem levar a uma permanente e íntima relação entre a teoria filosófica, a prática das ciências particulares e a dialética.

No discurso de posse à direção do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, Horkheimer assume essa tarefa e propõe que se busque colaboradores, conhecimentos e metodologias, as mais interdisciplinares possíveis, para atingir este fim e, como exemplo, sugere diversos instrumentos metodológicos para a coleta de dados empíricos.

Seguindo essa tradição, entretanto, sem a limitação de reproduzi-la, mas, buscando uma permanente superação, a Rede de Pesquisa “Nexos Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar” tem como objetivo manter as idiossincrasias da Escola de Frankfurt em suas pesquisas: a não dissociação da pesquisa empírica, o caráter coletivo e interdisciplinar no trabalho dos seus pesquisadores tendo como matriz epistemológica para as nossas análises – o método materialista histórico dialético negativo – fundamentado em suas três centrais características – a ênfase na negatividade da dialética, a existência de um duplo sentido para os conceitos e, por fim, a dependência do conceitual a tudo que não é conceitual.

Com isso, respeitamos a tradição frankfurtiana na defesa de uma teoria reflexiva que é contrária à teoria tradicional cartesiana buscando uma teoria crítica e abrangente da sociedade que, partindo do método dialético negativo busca por meio da própria teoria ser prática social para a emancipação.

Destacamos que por meio dessa sinopse apresentada, já explicitamos a escolha do nome de nossa rede que busca tecer os NEXOS dialéticos negativos entre uma Teoria Crítica da Sociedade em um Trabalho Interdisciplinar e Coletivo de pesquisadores, enfim, esclarecemos que fundamentada nesses princípios, a Rede de Pesquisa “NEXOS Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar” – constituiu-se. Além de estabelecermos conexão entre os diferentes grupos interinstitucionais que compõem a anunciada Rede de Pesquisa, cada grupo interinstitucional possui suas características imanentes. Com isso, apresentamos o Grupo Interinstitucional de Pesquisa – NEXOS Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Centro-Oeste/Norte que possui como líder a professora Dra. Isabella Fernanda Ferreira com sede na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Social do Campus do Pantanal.

– Grupo Interinstitucional “NEXOS Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Centro-Oeste/Norte”

 

A sede regional Centro-Oeste/Norte da Rede Nacional de Pesquisa “Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar” está locada na UFMS coordenado pela prof. Dra. Isabella Fernanda Ferreira com pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Universidade Federal de Goiás – UFG, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS, Universidade Federal do Pará – UFPA, e também iniciou uma parceria com a Universidade Estadual do Pará – UEPA, Instituto Federal de Rondônia IFRO e Instituto Federal de São Paulo – IFSP.

O interesse de pesquisa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa “NEXOS Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar Centro-Oeste/Norte” se relaciona sinteticamente com as seguintes temáticas: a Educação Social em seus diferentes fenômenos sociais e suas relações com as diferentes Mídias, Tecnologias, Cultura, Artes, bem como, a Organização do Trabalho, tanto em seus aspectos objetivos como nos aspectos subjetivos analisados na perspectiva da Teoria Crítica ou Escola de Frankfurt.

O Grupo Interinstitucional de Estudos, Pesquisa e Extensão “NEXOS Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar- Centro-Oeste/Norte” funciona desde o ano de 2014 e tem como objetivo ampliar os estudos, as pesquisas e ações de extensão relacionadas a investigações sobre fenômenos educacionais e educativos em suas diferentes manifestações e multidimensionalidades, em espaços escolares, não escolares e informais enfatizando temáticas como: a Formação Cultural pesquisando os processos de produção da cultura e a sua massificação, a inserção das novas tecnologias da informação e a produção de atividades artísticas em suas diferentes manifestações. Nossas intenções de pesquisa estão diretamente e indiretamente relacionadas à Linha de Pesquisa “Gênero e Sexualidades, Cultura e Educação e Saúde” do Programa de Pós-Graduação em Educação Social do CPAN – PPGE/CPAN/UFMS na qual, nosso grupo interinstitucional de pesquisa está vinculado e que apresentamos em seguida:

– Linha de Pesquisa do PPGE/CPAN: “Gênero e Sexualidades, Cultura e Educação e Saúde”

 

Esta linha de pesquisa reúne reflexões teóricas metodológicas em torno de grandes temas e suas interfaces com a Educação Social. Visando a articulação entre as áreas de pesquisa dos docentes que a integram e a ampliação de estudos que possam ser realizados, apresenta-se em três macros temas: Gênero e Sexualidades, Cultura e Saúde.

  1. Gêneros, Sexualidades e Educação Social: Gêneros, Sexualidades, Masculinidades e Feminilidades, Feminismo, Violências, Alteridades; Identidades, Normatividades, Vulnerabilidades, Ativismo Social, Desigualdades Sociais e Políticas Públicas;
  2. Cultura e Educação Social: Artefatos Culturais, Mídias em suas circulações e consumos (TV, jornal, revista, sítios de internet, redes sociais, cinema e vídeo), Tecnologias, Artes, Organização do Trabalho, Subjetividades e Objetividades, Transnacionalidade, Cultura e Políticas Públicas,
  3. Saúde e Educação social: Educação e Saúde, Saúde e Desenvolvimento Humano, Saúde como Direito Humano, Educação Popular em Saúde, Interconexão Cultural e Saúde, Saúde e Fronteira; Determinantes Sociais e Saúde, Políticas Públicas de Atenção à Saúde.

Atualmente, a linha de pesquisa “Gênero e Sexualidades, Cultura e Educação e Saúde” do Programa de Pós-graduação em Educação Social – PPGE/CPAN possui os seguintes grupos de pesquisa vinculados a ela: “NEXOS Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Centro – Oeste/Norte” coordenado pela prof. Dra. Isabella Fernanda Ferreira, “Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças” coordenado pelo prof. Dr. Tiago Duque, “GEPSEX – Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Educação e Gênero” coordenado pela prof. Dra. Constantina Xavier, “NEPI/PANTANAL – Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Políticas públicas, direitos humanos, gênero, vulnerabilidades e violências” coordenado pela prof. Dra. Cláudia Araújo de Lima e, por fim, o “Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação” coordenado pela prof. Dra. Josiane Peres Gonçalves.


Segunda etapa do Plano de trabalho com apoio PAPOS:

II Simpósio Internacional de Teoria Crítica e I Encontro NEXOS – Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar na Universidade Federal do Ceará: http://www.nexos.ufc.br/encontro2016/

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Rede de pesquisa NEXOS

Dra. Roselaine Ripa (coordenadora do NEXOS Sul)
Dra. Isabella Fernanda Ferreira (coordenadora do NEXOS Centro-Oeste/Norte)
Dra. Deborah Christina Antunes (coordenadora do NEXOS Nordeste)
Dra. Marilia Mello Pisani (coordenadora do NEXOS Sudeste)