Trabalho de mulheres na ciência em tempos de pandemia será tema de live

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

Para refletir sobre o trabalho de mulheres na ciência, será realizada nesta quarta-feira (1º), a live “Saúde Mental e trabalho das mulheres em tempos de pandemia”, evento que integra o novo projeto “Estudos Culturais em Debate”, do Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais (PPGCult) da UFMS, no campus de Aquidauana.

A ação virtual é organizada pelo Laboratório de Estudos em Diferenças e Linguagens (LEDLin) e terá a presença das professoras doutoras Helen Paola Vieira Bueno e Denise Silva. A discussão será mediada pela acadêmica mestranda do PPGCult, Taynara de Moraes.

Professora Helen Paola explica que a pandemia da Covid-19 mudou completamente a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. “Por conta dessas mudanças abruptas, estamos sem respostas para muitos problemas. E em meio a tantas dúvidas, uma coisa é vista a olhos largos, que é o abalo sentido por grupos mais vulneráveis, como o das mulheres, por exemplo. É fato que as mulheres sentem mais o isolamento social do que os homens, porque ainda vivemos em uma sociedade em que os trabalhos domésticos não são divididos igualitariamente. Então, as mulheres estão tendo que lidar com os desafios dos trabalhos remotos, o conhecimento imediato das novas tecnologias, o cuidado dos afazeres domésticos, dos filhos e outras pessoas da casa. Conciliar todas essas questões pode causar abalos na saúde mental da mulher, que já se mostrava vulnerável antes da pandemia, em razão do acúmulo de atividades de trabalho, maternidade e domésticos que precisava conciliar” explica.

Em consonância, a professora Denise Silva também reforça a importância da live proporcionada pela Universidade, pois amplia o debate que se faz necessário neste momento de isolamento social. “Discutir esse assunto faz com que as mulheres saibam que elas não estão sozinhas. Com empatia, solidariedade e escuta, podemos buscar caminhos para que esse momento tenha um impacto menor na saúde mental das mulheres. Eu parabenizo a UFMS, o Programa de Estudos Culturais pela iniciativa”, pontua.

“A live surge com a intenção de trazer para o debate acadêmico, uma discussão sobre o lugar das mulheres no campo científico, os avanços percorridos por elas, as barreiras enfrentadas e algumas estratégias e oportunidades conquistadas”, expõe a idealizadora da atividade virtual, professora Patrícia Zaczuk Bassinello, do Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais.

A professora destaca ainda que, essa iniciativa reforça o convite para as pesquisadoras da UFMS submeterem propostas no edital lançado recentemente pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, que incentiva a participação feminina em projetos de pesquisa e inovação. As submissões do edital Mulheres na Ciência UFMS 2020 devem ser feitas on-line por meio do site sigproj.ufms.br até 31 de outubro de 2020.

A live “Saúde Mental e trabalho das mulheres em tempos de pandemia” será transmitida às 19h (horário local), na página do Facebook do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais. O evento é aberto ao público em geral e será acessível em Libras.

Texto: Bárbara Menezes e João Doarth – UFMS/CPAQ