Divulgadas propostas aprovadas em edital de apoio à pós-graduação

Postado por: ELISSANDRA CRISTINA RAMALHO

A UFMS divulgou o resultado final das propostas aprovadas no edital de apoio financeiro a todos os Programas de Pós-Graduação (PPGs) Stricto Sensu.

O objetivo é proporcionar melhores condições para a formação de recursos humanos, além de ajudar a produzir e aprofundar conhecimentos na Universidade.

Os PPGs enviaram propostas de utilização dos recursos disponíveis no edital, que foram analisadas pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp). A utilização do orçamento é definida de acordo com as demandas de cada curso.

O chefe da Coordenadoria de Pós-Graduação, Além-mar Bernandes Gonçalves, dá mais detalhes sobre o orçamento deste ano. “Em 2020, a Universidade também fez o Proap UFMS, que é um orçamento que se soma ao da Capes, permitindo que os programas possam investir ainda mais em áreas estratégicas que são importantes para o crescimento do programa”.

“Uma vez homologado o edital, os programas podem solicitar esse recurso financeiro para realizar os gastos que foram planejados no projeto. Então, o edital se soma aos outros que foram lançados este ano. São editais que visam acatar questões estratégicas na consolidação dos Programas de Pós-Graduação.”, explica Além-Mar.

Pelo edital foram aprovados R$ 818.873,60 em recursos, distribuídos para 49 PPGs.

Os Programas de Pós-graduação terão que enviar a prestação de contas no prazo máximo de trinta dias, contados a partir de cada concessão, sob pena de suspensão do apoio aprovado. O prazo final termina no dia 18 de dezembro de 2020.

Os recursos financeiros deverão ser solicitados à Divisão de Gestão e Acompanhamento (Digac/Propp) seguindo o plano de aplicação enviado na submissão da proposta e de acordo com os itens 5, 6 e 7 do edital, que pode ser conferido abaixo:

Download (PDF, 179KB)

Texto: Talita Oliveira