Aula de Campo da Disciplina de Metodologias de Ensino da Ginástica

Postado por: Sarita de Mendonca Bacciotti

RELATÓRIO AULA DE CAMPO

A Aula de Campo da Disciplina de Metodologias de Ensino da Ginástica foi realizada nos dias 03 e 04 de outubro de 2018, aprovada no EDITAL UFMS/PROGRAD N° 251, DE 03 DE SETEMBRO DE 2018. A lista de participantes da aula segue no final deste relatório.

A aula foi desenvolvida no Centro de Treinamento de Ginástica Artística – CEFAT Rose Rocha na cidade de Campo Grande – MS e foi dividida em três momentos principais.

Primeiro momento:
-Conhecimento do Centro de Treinamento de Ginástica Artística;
-Observação de uma aula de iniciação à modalidade;
-Observação de uma aula de treinamento da modalidade;
-Discussão sobre as experiências vividas.
Neste primeiro momento os acadêmicos foram divididos em grupos e acompanharam as aulas de ginástica diretamente com os alunos e professor responsável. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de auxiliar nas aulas, de ouvir as explicações do professor de cada turma e em alguns momentos de participar diretamente da aula.

Segundo momento:
-Conhecimento in loco dos aparelhos oficiais e alternativos utilizados no ensino da modalidade;
-Vivência prática nos aparelhos de Ginástica Artística;
-Discussão sobre as experiências vividas.

No segundo momento, os alunos assistiram à aula ministrada pela Coordenadora do Centro de Treinamento (CT), em parceria com o professor de treinamento masculino. Além das explicações sobre os aparelhos, sobre o funcionamento do CT, sobre treinamento específico, regras de pontuação, entre outros assuntos, os acadêmicos puderam tirar dúvidas com os professores. Neste momento foi possível assistir a apresentação do ginasta Nicolas, que representará o Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Ginástica nos próximos dias.

A aula prática foi realizada em forma de circuito, na qual os acadêmicos puderam executar exercícios na trave de equilíbrio, salto sobre a mesa, cama elástica (trampolim acrobático), pista de tumble track, tablado, com a utilização de aparelhos auxiliares como colchões gordos, colchões sarneiji, cilindro de espuma, gavetas de plinto, entre outros.

Terceiro momento
No terceiro momento foi disponibilizado o espaço do Centro de Treinamento para que os professores Sarita de Mendonça Bacciotti e Rogério Zaim de Melo ministrassem uma aula livre. Para este momento foi preparada uma aula prática com utilização do tablado (solo) e aparelhos auxiliares.

Sobre o Local da Aula
O Centro de Treinamento de Ginástica Artística – CEFAT Rose Rocha é administrado pela Fundação de Esportes da Cidade de Campo Grande (FUNESP).
Fomos muito bem recebidos no local da aula. Os professores, coordenadores e responsáveis administrativos foram muito prestativos e atenciosos com todo o grupo, nos deixando à vontade, preparando um lanche para receber nossos acadêmicos e cuidando de cada detalhe das atividades realizadas.

Hospedagem
A hospedagem do grupo aconteceu no alojamento da UFMS localizado no Estádio Morenão. O alojamento é bem limpo, confortável e permitiu um bom descanso a todos.

Avaliação
Após o retorno, os acadêmicos participantes da aula de campo fizeram o relato das atividades realizadas para os acadêmicos que não puderam participar da mesma. Além disso, entregaram para a professora responsável pela disciplina um relatório das observações feitas, bem como da vivência prática realizada.

Contribuição da atividade para a formação acadêmica
Foi notória a participação dos acadêmicos na aula de campo. Estavam todos muito animados e curiosos com o “universo da ginástica” que lhes foi apresentado. Os acadêmicos ficaram visivelmente encantados com o local e com as aulas que observadas e ficaram eufóricos com as aulas praticadas por eles.
A aula de campo superou todas as expectativas tanto dos acadêmicos como dos professores envolvidos. Podemos dizer que a aula ampliou os “horizontes” dos acadêmicos e possibilitou a eles conhecer universos de prática esportiva que vão além do que é oferecido na cidade onde estudam e na universidade, permitindo a ampliação de conhecimentos e busca de novas perspectivas de prática pedagógica.