II ET-CPAN terá palestra e minicurso com o designer Cícero Moraes – Abertas mais vagas!! Inscreva-se!

Postado por: Ana Monteiro

O II Encontro de Desenvolvimento Tecnológico e Científico do Câmpus do Pantanal, marcado para acontecer de 02 a 04 de dezembro, está com as inscrições abertas. Apenas os Minicursos terão inscrições de hoje (16/11) até o dia 25 de novembro, ao custo de R$ 15,00 cada MINICURSO, mas com vagas limitadas. As palestras são gratuitas. A abertura do II ET-CPAN será no dia 02 de dezembro, quarta-feira, às 19 horas, no Auditório da Unidade III (Porto Geral/Ântiga Alfândega).

No primeiro dia de evento, acontecerá a Palestra do Prof. Roosevelt Fabiano Moraes da Silva – Sobre Desenvolvimento WEB com JSF e PrimeFaces.

Local: Auditório da Unidade III (Porto Geral/Antiga Alfândega)
Início: 19h
Término: 20h30min previsão

Minicurriculum:

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010) , especialização em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil (2012). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação.

A grande atração deste ano é a presença do designer brasileiro, Cícero Moraes, que fará uma palestra e um mini-curso sobre Blender 3D. O designer é mundialmente conhecido pelo trabalho de reconstruções faciais famosas, dentre elas a de Santo Antônio de Pádua e de Maria Madalena, esta em 2014, a partir de um crânio localizado no sul da França e que supostamente pertenceu a essa controversa figura bíblica. Cícero é um grande entusiasta de software livre e gratuito e utiliza-os largamente na confecção de seus trabalhos.

unnamed-1-e1448054131946

Cícero diante do crânio de Madre Paulina – a reconstituição da face da Santa é o mais novo trabalho do designer. (foto: divulgação)

O mais recente trabalho do designer e de sua equipe, será a reconstituição tridimensional do rosto de Santa Paulina – a primeira personalidade brasileira canonizada pelo Vaticano, em comemoração aos 150 anos de nascimento da Santa.

A ideia surgiu em agosto, quando o designer Cícero Moraes decidiu voltar-se para a hagiologia brasileira. Pensou primeiro em Frei Galvão – Antônio de Sant’Ana Galvão, o franciscano que viveu entre 1739 e 1822 e cujos restos mortais estão no Mosteiro da Luz, em São Paulo. “Mas o crânio dele, infelizmente, não apresenta condições para esse trabalho, pois está muito deteriorado”, explicou Cícero.

Foi quando o advogado José Luís Lira, presidente da Academia Brasileira de Hagiologia, sugeriu Madre Paulina, nascida Amabile Lucia Visintainer (1865-1942), tirolesa que emigrou ao Brasil aos 10 anos, fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e, em 2002, reconhecida pelo Vaticano como a primeira santa brasileira. “As irmãs que conheceram Santa Paulina acham que nenhuma imagem conhecida dela corresponde à verdadeira face”, justifica Lira. Há apenas cinco religiosas ainda vivas que conviveram com a santa – todas moram em uma casa religiosa mantida pela ordem em Bragança Paulista, sob cuidados especiais, em virtude da idade avançada.

(Confira a reportagem que saiu no site do jornal Estadão sobre este novo trabalho de Cícero Moraes clicando aqui!)

ETCPAN – O evento tem como objetivo oportunizar aos estudantes e profissionais da área de TI, o aprimoramento do conhecimento em subáreas da computação, como programação, novas tecnologias e teoria da Computação, além de oportunizar a divulgação científica das ações e projetos que o curso de Sistemas de Informação/CPAN desenvolve na região.
cicero moraes03/12
  • Palestra Cícero Moraes – Ajudando animais e pessoas com o Blender 3D

Local: Auditório da Unidade III (Porto Geral/Antiga Alfândega)
Início: 19h
Término: 20h30min previsão

O Blender é um poderoso software de modelagem e animação. Com o advento da impressão 3D o que era puramente virtual passa a ser materializado e abre inúmeras possibilidades que unem a computação gráfica a outros campos do conhecimento. Nessa atividade você acompanhará alguns projetos que usam o Blender na Medicina Veterinária e no planejamento de cirurgias de face. Entenda como o campo da reconstrução facial digital, iniciado com intuito puramente arqueológico e cultural se transformou em um importante aliado na criação de tecnologias que contemplam desde a confecção de próteses animais, até aquelas que brindam cirurgiões com grandes possibilidades no no planejamento de seus trabalhos, e claro, tudo feito com software livre e de código aberto.

Minicurriculum
Cícero Moraes é um 3D Designer conhecido por suas reconstruções faciais digitais voltadas a arqueologia. Formado em Marketing e pós-graduando em Metodologia da Educação Superior escreveu diversos tutoriais e artigos voltados a computação gráfica 3D principalmente para iniciantes. É integrante do grupo de pesquisas arqueológicas Arc-Team da Itália e Vice-Coordenador da Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal (Ebrafol). Ministrou mais de 90 palestras e 40 minicursos nas cinco regiões brasileiras e outros países participando de eventos como a Campus Party (México e Brasil), a COMTEL (Peru), a Latinoware (PR), a III Jornada de Odontologia e Antropologia Forense na USP e o FISL (RS). Em 2014 recebeu a Comenda Colonizador Enio Pipino, na cidade de Sinop-MT e em 2015 forneceu 27 reconstruções faciais para a mostra “FACCE – os muitos rostos da história humana” apresentada em Pádua na Itália, onde além de dezenas reconstruções voltadas à evolução humana também apresentou as faces de Santo Antônio de Pádua, do poeta Francesco Petrarca e do cientista Gianbattista Morgagni. Ainda nesse ano reconstruiu a face de Santa Maria Madalena a partir de um crânio localizado no sul da França e que supostamente pertenceu a essa controversa figura bíblica. É um grande entusiasta de software livre e gratuito utilizando-os largamente na confecção de seus trabalhos.

 Programação | Minicursos: 2 a 4/Dezembro

  • Esteganografia em Imagem: Escondendo mensagens em Imagens
  • AngularJS
  • Blender para Iniciantes
COMPROVANTE: DEPÓSITO ou TRANSFERÊNCIA
NOME: Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável do Pantanal
CNPJ: 01.045.445/0001-50
CONTA CORRENTE: Nº 46213-6, Banco do Brasil, Agência: 14-0
VALOR: R$ 15,00 por Minicurso.