Secretaria Acadêmica

A Secretaria Acadêmica é responsável pelo atendimento direto aos alunos dos cursos de graduação do Câmpus do Pantanal, no que se refere aos processos acadêmicos e emissão de documentação escolar.

São atribuições básicas da SECAC/CPAN:

Controlar e cumprir os prazos fixados no Calendário Escolar;
Executar os procedimentos para matrícula dos calouros;
Conferir requerimentos de matrícula e outros documentos encaminhados pelas Coordenações dos cursos, viabilizando a atualização das informações no sistema acadêmico;
Orientar os discentes nos pedidos de transferência, trancamento de matrícula, aproveitamento de estudos e outras solicitações;
Proceder o recebimento dos requerimentos e o encaminhamento das solicitações às instâncias responsáveis pelas providências cabíveis;
Arquivar os documentos dos discentes, desde a matrícula até a integralização do curso;
Instruir os processos de registro de diplomas e dirigi-los à Coordenadoria de Administração Acadêmica;
Preparar a documentação para cerimônia de colação de grau;
Emitir declarações, certificados, programas de disciplinas cursadas e históricos escolares solicitados pelos discentes;
Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

 Todos os documentos solicitados e EMITIDOS pela SECAC/CPAN tem prazo de até 3 dias úteis. Obs: os prazos podem variar conforme calendário.

Procedimento Solicitação de Segunda via de Diploma (Não Emitido pela SECAC/CPAN:

– B.O.(Boletim de ocorrência) ou diploma 1a via danificado
– GRU paga no valor de 50,00 (original) acesso:
(https://financas.ufms.br/recolhimento/publico) item: Registro de 2a via de Diploma Expedido pela UFMS e Demais Instituições (preencher e pagar no Banco do Brasil)
– Cópia da Certidão de Nascimento ou de casamento
– Cópia do RG
– Cópia do CPF
– Requerimento acadêmico
* se o requerimento foi efetuado por terceiros: duas procurações sendo:
1 – procuração original particular com firma reconhecida em cartório acompanhada de cópias dos documentos do procurador (RG e CPF) autorizando a requerer a segunda via do diploma.
2 – procuração original particular com firma reconhecida em cartório acompanhada de cópias dos documentos do procurador (RG e CPF) autorizando a retirar a segunda via do diploma.
Média de prazo de chegada da segunda via: 90 dias

Documentos necessários para solicitar Aproveitamento de Disciplinas/estudos:
 
 Para Análise de Currículo , o acadêmico deverá apresentar:
  1. Original do Histórico Escolar original, ou fotocópia autenticada em cartório, ou fotocópia que será autenticada pela SECAC mediante apresentação do original;
  2. Cópia do Plano de Estudos / programa das disciplinas / ementa, das disciplinas cursadas ;
  3. Critérios de aprovação nas disciplinas;
  4. Cópia da Matriz Curricular do curso de origem.

Formulários que podem ser requeridos na SECAC/CPAN:

Requerimento acadêmico;

Procuração;

Procuração Ex Acadêmicos;

Transferência Compulsória-Conf.;

Regime de exerc. domiciliar responsável;

Requerimento Exercício Domiciliar – licença gestante;

Requerimento para Trancamento de Matrícula;

Análise de currículo para aproveitamento de disciplinas.

Atendimento da Secretaria Acadêmica SECAC/CPAN/UFMS:
Manhã: 08h às 11h
Tarde/Noite: 13h30min às 20h
Servidores:
Laura Helena de Arruda Silva – Chefe da Secretaria Acadêmica
Edil Maria Moraes Navarro
Josiane Paula Vaz dos Santos
Aurea Rosa Silva Pereira
 
Contato:
Telefone: (67) 3234-6816
E-mail SECAC: secac.cpan@ufms.br

Normas:
RES COEG 269/2013 Regulamento Geral dos Cursos de Graduação Presenciais

Res. COEPE 095/2015 – Regulamenta os procedimentos relativos ao aproveitamento de estudos

Res. COEG 104/2010 – Regulamento de Exercícios Domiciliares

Res. COEG 106/2010 – Regulamento de Transferência Compulsória