Campus do Pantanal

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

• Decrease font size
Você está aqui: Projetos Mestrado em Educação/CPAN Inclusão Social e garantia de direitos: a Criança e o Adolescente como sujeitos da história

E-mail Imprimir PDF

Linha de Pesquisa 1: POLÍTICAS, PRÁTICAS INSTITUCIONAIS E EXCLUSÃO/INCLUSÃO SOCIAL

Nome do projeto: Inclusão Social e garantia de direitos: a Criança e o Adolescente como sujeitos da história

Docentes: Anamaria Santana da Silva, Edelir Salomão Garcia, Ester Senna, Maria de Lourdes Jeffery Contini e Mônica de Carvalho Magalhães Kassar

Descrição do projeto: O objetivo desta pesquisa é acompanhar e avaliar a o processo de implantação de projetos e o funcionamento de serviços públicos para o atendimento de crianças e adolescentes e seus impactos, levando-se em consideração a participação dos sujeitos envolvidos no processo. Como suporte teórico-metodológico, fundamenta-se em uma perspectiva histórico-dialética. Partindo desse pressuposto, pretende-se o aprofundamento teórico de dois aspectos diferentes, mas complementares. O primeiro refere-se ao debate inclusão/exclusão social, que possibilita a ampliação do olhar sobre a temática "situação da infância e da adolescência" na sociedade em geral. O segundo diz respeito aos processos de organização social na garantia de seus direitos. A fim de cumprir o objetivo proposto, serão eleitas temáticas para aprofundamento: política pública, educação escolar (da criança pequena, das camadas populares, de alunos com necessidades educacionais especiais), violência sexual, prevenção ao uso/abuso de drogas, o contexto familiar, trabalho infanto-juvenil e a situação de rua. Os municípios de Campo Grande e Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul, são o campo empírico desta investigação. Para coleta de dados empíricos serão realizadas observações em instituições e entrevistas. Serão, ainda, realizados levantamentos de documentação pertinente às temáticas e dados estatísticos fornecidos por órgãos públicos. A associação de diferentes estratégias de análise será uma característica desta pesquisa. Projeto de Pesquisa institucional em que participam docentes de diferentes departamentos e núcleos da UFMS, responsáveis pelos seguintes subprojetos:

• Políticas sociais, a infância e a adolescência - Ester Senna.
  • Políticas de atendimento à criança pequena - Anamaria Santana da Silva.
  • Atendimento educacional à criança das camadas populares na primeira etapa do ensino fundamental - Edelir Salomão Garcia.
  • Enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil - Maria de Lourdes Jeffery Contini.
  • Inclusão Escolar - Mônica de Carvalho Magalhães Kassar.